Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou na segunda-feira (15), em encontro com empresários do Lide Paraná, que o Governo do Estado busca investimentos para atingir a meta de 500 mil novos empregos e acabar com bolsões de pobreza que ainda existem algumas cidades.

Segundo o governador, a prioridade da administração estadual na política de incentivos fiscais é a aliança entre volume de recursos e geração de emprego, além de setores específicos que contratam muitas pessoas como comércio, serviços, vestuário e turismo.

Ratinho Junior destacou que a participação em eventos como o do Lide possibilita diálogo mais franco com o setor empresarial, do próprio Estado e de fora, para alcançar esses objetivos. “Temos planejado em especial grandes investimentos com critério de geração de emprego", disse. Segundo ele, o programa Paraná Competitivo já vem atuando no intuito de atrair empresas para regiões de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). "O Ipardes está fazendo esse estudo e vai trabalhar conosco para incentivar essa política”, afirmou.

Alguns setores, disse ele, são muito estratégicos, porque geram muito emprego. “As confecções, por exemplo, empregam muitas mulheres, jovens no primeiro emprego, atuam nas cidades pequenas. Alguns setores específicos que geram muito emprego têm investido no Paraná e como contrapartida o Estado avalia as reduções do ICMS.”

Ambiente de negócios

Segundo o governador, a administração direta e indireta do Governo do Estado têm se aproximado dos grandes e pequenos investidores com intuito de potencializar um bom ambiente de negócios. O foco é na geração de emprego, que permite a emancipação dos cidadãos, e novas tecnologias para tornar o setor público menos burocrático.

Ratinho Junior disse que o Governo vai anunciar, ainda nesta semana, dois grandes investimentos no Paraná, além de ter prospectado o maior volume de recursos de um único grupo na história do Estado. Essas realizações têm sido feitas pela Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), que atua como ponte entre os interesses do setor produtivo e o Estado.

Fomento

Do lado do pequeno investidor, o governador ressaltou a redução nas taxas de juros das operações de crédito da Fomento Paraná para micro e pequenos empresários e também afirmou que o Estado vai anunciar, em breve, o Banco da Mulher Empreendedora, com linhas de crédito para fortalecer o papel da mulher no mercado de negócios. Ainda anunciou o Banco do Agricultor para fomentar a geração de emprego nas mais de 200 pequenas cooperativas registradas no Paraná.

“Eventos como esse geram oportunidade de apresentar o Paraná para o setor produtivo. Vivemos um bom momento, com muita geração de emprego no primeiro trimestre. Também acumulamos recordes de empregos para a Páscoa, segundo o Caged. É esse ambiente favorável e de confiança que o empresário precisa para investir”, completou Ratinho Junior.

100 Dias

O governador também fez um balanço dos 100 dias de gestão e anunciou a economia de R$ 80,3 milhões apenas no primeiro trimestre do ano com revisão de contratos e enxugamento da máquina pública. Essas economias, afirmou, fazem parte de um pacote de reestruturação da máquina pública que ainda engloba plano de metas e eficiência, compliance e olhar voltado para a vocação do Estado: produzir, processar e escoar alimentos para o mundo.

Ratinho Junior ressaltou que as medidas de austeridades adotadas nos primeiros dias de janeiro, como o contingenciamento de 20% dos gastos de todas as pastas, a revisão de contratos e convênios, o congelamento de salários do primeiro escalão, e o corte de privilégios foram responsáveis diretos pela economia alcançada.

Ele destacou que o Estado está aberto a investimentos na área de infraestrutura e logística e turismo, pela capacidade da área de gerar empregos de maneira célere. Nos próximos anos, disse, a meta é crescer em torno de 4% ao ano e prospectar investimentos da ordem de R$ 80 bilhões. O Estado também quer ser um grande centro de agritech (tecnologia aliada à produção no campo) e referência mundial no setor.

Lide Paraná

O Grupo de Líderes Empresariais - Lide - reúne executivos de diversos setores e é a maior organização privada do mundo, presente em quatro continentes. Ele serve como fórum para integrar o poder público e o privado em uma rede de relacionamentos para prospectar projetos de interesse a ambos. O Lide reúne mais de 1,7 mil empresários.

Participações

Acompanharam Ratinho Junior no evento o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o secretário da Comunicação Social e Cultura, Hudson José; o presidente da Celepar, Allan Costa; o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira; o presidente da Agência Paraná de Desenvolviemnto, Eduardo Bekin; o diretor regional paranaense do BRDE, Wilson Bley Lipski; o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o presidente do Lide Paraná, Fabrício de Macedo; e o presidente executivo do Lide, Fábio Fernandes.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.