Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Evandro Araújo (PSC), vice-coordenador da Frente Parlamentar de Encerramento dos Contratos de Pedágio, aprovou um requerimento ontem (5), durante reunião remota da Frente, pedindo ao procurador-geral do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Gilberto Giacoia, a participação efetiva do órgão na fiscalização das tratativas do encerramento dos atuais contratos de pedágio e, principalmente, na escolha do novo modelo a partir de 2022.

Segundo Araújo, o MP-PR pode garantir a segurança jurídica que os processos necessitam e assegurar que o interesse público seja o foco dos novos contratos. "O que temos em discussão no governo federal é um modelo híbrido, que na prática, é o mesmo que vem acontecendo nos últimos vinte anos. Os paranaenses já se posicionaram contra isso, nós também somos contra esse modelo, e defendemos o modelo do menor preço. Por isso, o Ministério Público deve acompanhar e garantir que o interesse da coletividade se sobreponha a qualquer outro", defendeu.

O deputado do PSC também destacou o fato de que o Governo do Paraná fará um inventário do período de concessão, de 1998 a 2021, em todos os seis lotes. "O inventário reunirá todo o passivo de obras não entregues, todo o passivo socioambiental e todos os bens que as concessionários receberam no início dos contratos, ou adquiriram durante, que precisam ser devolvidos. Novamente, a fiscalização do MP é fundamental para legitimar o inventário", justificou.

Carta aos Paranaenses

Na mesma reunião, os integrantes da Frente aprovaram a publicação de uma carta ao povo paranaense tratando dos modelos das novas concessões que estão em discussão no momento, atendendo um pedido do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB). A carta alerta à população sobre o modelo híbrido em discussão no Governo Federal e sobre o modelo do menor preço, defendido pelos deputados estaduais e federais do Paraná, além das entidades de classe e associações de municípios.

Os membros da Frente também aprovaram a criação de um fórum paranaense sobre o pedágio, com a finalidade de envolver os mais diversos setores da sociedade para criar uma grande mobilização ao redor do assunto. "Sabemos que os paranaenses não toleram mais esse modelo, mas é preciso, mais uma vez, a ação de todos para que à vontade da população seja concretizada na nova concessão", completou Araújo.

Adriano Rima/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.