Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Famílias de agricultores de 13 projetos de assentamentos, em cinco municípios da região Sudoeste do Paraná, começaram a receber na terça-feira (4) 263 Contratos de Concessão de Uso (CCU). As entregas acontecem até amanhã (07). O CCU é o documento que transfere de forma provisória a exploração da parcela no assentamento da reforma agrária à família beneficiária.

As primeiras emissões aconteceram nos municípios de Renascença e Barracão. Em Renascença 19 documentos titulatórios foram entregues para famílias dos assentamentos Santa Tereza; João de Paula e Jaciretã. Já em Barracão foram emitidos sete CCUs para agricultores do assentamento Coletivo da Fronteira.

As emissões prosseguiram ontem (05) na Unidade Municipal de Cadastramento (UMC) do município de Coronel Domingos Soares. Sessenta e quatro famílias dos assentamentos Estrela do Meio; Terra Boa; Retiro I; 27 de Outubro e Passo Fundo recebem os documentos. Na quinta-feira é a vez de Marmeleiro. No município serão entregues 63 CCUs nos assentamentos Perseverança; Anjo da Guarda e São Jorge. Na sexta-feira (07) é a vez do assentamento Missões, em Francisco Beltrão. Serão entregues 110 títulos na UMC local.

CCU

Com o CCU em mãos, o assentado pode acessar políticas públicas, crédito e financiamento para a produção de alimentos. No entanto, o documento tem algumas exigências, como a exploração direta e pessoal do imóvel pela própria família residente no lote, ou ainda, não ceder a posse da parcela para uso ou exploração por terceiros. O agricultor deve obedecer a legislação ambiental e seguir às diretrizes técnicas, econômicas e sociais definidas para o projeto de assentamento.

Asimp/Incra/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.