Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Fomento Paraná é a mais nova instituição estadual a aderir aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O termo de compromisso foi assinado na terça (30) pelo diretor-presidente da instituição, Heraldo Neves, a vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes), Keli Guimarães, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega.

O Paraná é reconhecido como o primeiro Estado do mundo a aderir às metas globais definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável, compostas por um conjunto de 17 objetivos e 169 metas que devem ser cumpridos até 2030. Entre os objetivos estão a erradicação da pobreza e da fome, a melhoria das condições de saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia limpa e acessível, trabalho digno e crescimento econômico, entre outras intenções.

O diretor de Operações do Setor Público da Fomento Paraná, Wellington Dalmaz, será o coordenador das ações para implantação dos ODS na instituição. “Queremos usar os ODS como base para nossas linhas de crédito no setor público e no setor privado”, afirma Dalmaz.

A primeira medida nesse sentido foi uma adequação das tarifas e o estabelecimento de um desconto para municípios que apresentam baixo Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDB). “Essa ação se encaixa em um dos ODS que é a redução das desigualdades entre os povos e a população em geral”, completa.

Segundo Dalmaz, a Fomento Paraná vai adequar também os processos de análise das operações de crédito privadas, especialmente para micro e pequenos empreendedores, para que com base nessas diretrizes eles possam ter uma redução na taxa de juros e um alongamento dos prazos de amortização dos financiamentos contratados com a instituição.

A vice-presidente do Cedes, Keli Guimarães, destacou a importância da nova parceria. “Tendo a Fomento Paraná ao lado do Governo, implementando essas ações internamente e disseminando entre seus parceiros, vamos conseguir atingir quem realmente precisa”, explica.

Ela acrescenta que através das linhas de crédito será possível atingir os municípios que já são parceiros, que assinaram o termo de adesão, e talvez criar uma linha de crédito especial. “Isso é muito gratificante e importante para o desenvolvimento do Estado”, disse Keli.

O secretário João Carlos Ortega destacou que a Secretaria do Desenvolvimento Urbano foi uma das primeiras entidades a aderir aos ODS no Estado e que todo um trabalho vem sendo desenvolvido nesse sentido. “Estamos muito alinhados com os ODS porque o desenvolvimento sustentável está na base das políticas públicas que executamos no Estado, em parceria com a Fomento Paraná, para apoiar o desenvolvimento dos municípios”.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Guimarães, órgão que vem trabalhando para a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos municípios paranaenses e reconhecido como entidade consultiva da ONU, ressaltou a importância da criação de indicadores para avaliar a efetividade das políticas públicas criadas com base nos ODS.

 “O TCE criou um modelo de relatório que se preocupa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como ação governamental, a partir de indicadores que permitem medir e replicar as ações em futuros orçamentos públicos. Nós estamos à disposição para colaborar com a implantação dessas metodologias”, afirmou Guimarães.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.