Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A experiência paranaense no financiamento aos municípios atraiu o interesse do Badesul, a agência de fomento do Rio Grande do Sul, que quer saber melhor como a instituição está trabalhando junto aos municípios. A diretora de operações do Badesul, Jeanette Lontra, e a assessora de Planejamento e Orçamento, Renata Freire, foram recebidas na Fomento Paraná nesta quinta-feira (26/1). 

O principal interesse da visita foi conhecer a técnica e a metodologia de gestão da carteira, bem como o arranjo institucional para o financiamento aos municípios, que é modelo. No caso, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU) é responsável pelas políticas de desenvolvimento e seu ente vinculado, o Serviço Social Autônomo Paranacidade, atua como órgão técnico na contratação dos projetos. O agente financeiro das operações é a Fomento Paraná. 

“A Fomento Paraná é referência no país, porque tem um trabalho muito forte na área de fomento ao Setor Público e a ideia é que o Badesul possa também replicar essa experiência no Rio Grande do Sul”, disse Jeanete Lontra. Segundo ela, o objetivo é aumentar o volume de recursos e de operações de financiamento aos municípios gaúchos no Badesul. 

Para o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, o interesse gaúcho por compreender e aproveitar a experiência paranaense é muito importante. “É um relacionamento entre duas instituições do Sistema Nacional de Fomento e um reconhecimento do trabalho que fazemos, dos processos e controles bancários, da busca da sustentabilidade do negócio”, avalia. 

O Sistema de Financiamento aos Municípios proporcionou a contratação de R$ 1,238 bilhão em recursos para obras de infraestrutura e compra de máquinas e equipamentos para apoiar quase 800 contratos com municípios paranaenses, desde 2011. Considerando-se apenas o ano de 2016, a instituição bateu um recorde na liberação de recursos de financiamentos ultrapassando a marca de R$ 357 milhões. 

“São recursos importantes para novos negócios, assegurar empregos e renda, além de impactar na arrecadação dos municípios, o que ajuda a promover o desenvolvimento em todas as regiões do estado”, completa Juraci Barbosa. 

Para a diretora do Badesul, o município é grande propulsor do desenvolvimento e isso exige que o prefeito hoje seja um empreendedor. “A partir do fomento público, do investimento, o município tem que prover a necessidade de atendimento da população, mas também buscar o desenvolvimento, apoiar o empreendedor. Esse é o papel que o Badesul busca desenvolver, que é o papel que o Paraná busca fazer também, através da sua agência de fomento”, disse ela.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.