Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Instituto de Tecnologia do Paraná e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) firmaram um acordo de cooperação técnica que permite dar apoio a empreendimentos instalados dentro da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec)

Em busca da consolidação de uma cadeia moderna e produtiva em todo o Estado, o Governo do Paraná ampliou o acesso a crédito voltado a projetos inovadores. O Instituto de Tecnologia do Paraná e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) firmaram um acordo de cooperação técnica que permite dar apoio a empreendimentos instalados dentro da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec).

O termo foi assinado na terça-feira (26) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, pelo diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, e pelo diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley Lipski, durante reunião do secretariado, no Palácio Iguaçu.

“Queremos facilitar o crédito para permitir que boas ideias saiam do papel, criando uma grande corrente de inovação que se espalhe pelo Estado inteiro”, afirmou Ratinho Junior. “Essa cooperação técnica reforça a preocupação do governo em transformar o Paraná no Estado mais inovador do País”, completou.

O acordo prevê o desenvolvimento de ações conjuntas para concretizar o apoio a crédito para empresas inovadoras, por meio da avaliação do mérito tecnológico e de inovação de projetos e de enquadramento para as linhas de financiamento disponíveis.

Funcionamento

A ideia é que o Tecpar seja capacitado para poder validar projetos que atendam aos requisitos de financiamento do BRDE, tornando-se interveniente das empresas incubadas no acesso a crédito voltado a projetos inovadores.

Callado explicou que caberá à Intec chancelar o mérito tecnológico e de inovação do projeto. A partir disso, a empresa passa a ter um encaminhamento mais ágil ao financiamento junto ao BRDE. “Muitas vezes o empresário tem dificuldade em enquadrar seu projeto nas linhas de financiamento das instituições financeiras. Queremos, com esse acordo, oferecer um apoio extra aos incubados”, destacou.

Inova

O acordo entre as duas instituições prevê que os incubados terão acesso prioritário ao Programa de Fomento à Inovação – BRDE Inova, que tem como objetivo fortalecer a atuação do BRDE no segmento de inovação no ambiente produtivo.

De acordo com diretor de Operações do BRDE, a iniciativa atende a um pedido do governador para que o banco proporcione condições para ampliar a geração de emprego e renda no Paraná por meio de projetos inovadores. Lipski ressaltou que parte dos R$ 300 milhões separados pelo banco para ser aplicados no Estado serão destinados justamente a projetos que integram o BRDE Inova.

 “O BRDE é o maior repassador de linhas de inovação do Brasil, mesmo trabalhando apenas nos três estados do Sul. Queremos levar as linhas de financiamento para que o Paraná se transforme de fato no Estado mais moderno do Brasil, com o banco atrelado à estratégia do governo”, afirmou o diretor.

Atualmente, cinco empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas: Compracam, Forrest Brasil Tecnologia, Toys for Boys – Chemistry Automotive, Bley Energias e IJP.

INTEC

Criada em 1989 para estimular a geração e instalação de empresas de base tecnológica no Paraná, a Intec foi a primeira incubadora do Estado com este perfil. Ao longo de sua história, já deu suporte a mais de 100 negócios inovadores. Atualmente a incubadora oferece vagas de incubação nas modalidades residente e não residente para empresas de Curitiba, Araucária, Jacarezinho e outras cidades que compõem o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro: Santo Antônio da Platina, Bandeirantes, Andirá e Cambará.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.