Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A entrega de 10 Renault Zoe Life do VEM PR, projeto realizado em parceria entre PTI, ABDI e Governo do PR, foi realizada na quarta-feira, 02

O Governo do Paraná iniciou na quarta-feira, 02, o compartilhamento de veículos elétricos para o deslocamento de servidores públicos a serviço, por meio do projeto VEM PR, em uma parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Num primeiro momento, 10 Renault Zoe Life reforçarão o trabalho das equipes da Secretaria Estadual de Saúde nas atividades de combate ao coronavírus na capital paranaense. A cerimônia de entrega dos veículos foi nesta quarta à tarde, no estacionamento do Palácio Iguaçu. Além dos Renault Zoe, a iniciativa envolve também a instalação de dez eletropostos em Curitiba e Região Metropolitana.

O compartilhamento dos veículos elétricos do VEM PR será feito a partir do software MoVE, desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu e já utilizado na área da usina de Itaipu Binacional e também por servidores públicos do Distrito Federal, em Brasília, em projeto lançado também em parceria com a ABDI em outubro de 2019.

Além de possibilitar a reserva dos veículos e o acompanhamento de sua localização, o MoVE permite a visualização de informações como velocidade, carga de bateria, rotas percorridas e a quantidade de emissão de gases causados de efeito estufa que deixaram de ser emitidos com o uso do modelo elétrico em vez de carros movidos a combustível fóssil.

“Como instituição que promove pesquisa, tecnologia e inovação, queremos colocar nossas soluções à disposição da sociedade e o projeto VEM PR vai ao encontro desse propósito. Especialmente tecnologias como essa, na área de Cidades Inteligentes, que é um tema ao qual temos dado muita atenção e tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou o diretor superintendente do Parque Tecnológico, General Eduardo Garrido.

Para o presidente da ABDI, Igor Calvet, o Paraná é um Estado na vanguarda da inovação e a intenção é que o VEM PR seja uma referência para outros estados e municípios, impulsionando a instalação de soluções tecnológicas em benefício dos cidadãos.

“Nós ganhamos em tecnologia, em qualidade para os servidores públicos e também em relação ao meio ambiente. É um projeto completo de demonstração de tecnologia para o bem-estar de todos nós brasileiros”. Segundo Calvet, segundo dados do projeto similar implementado em Brasília em outubro de 2019, junto com o PTI e o Governo do DF, três toneladas de gás carbônico (CO2) deixaram de ser emitidos com o uso dos 16 veículos elétricos.

O diretor de comunicação região Américas da Renault, Caique Ferreira, pontuou que o compartilhamento dos veículos elétricos pode reduzir em até 30% a frota de carros para determinado uso, além de diminuir o custo de manutenção e ter zero emissão de poluentes. “É a tecnologia simplificando a nossa vida. Consideramos o VEM PR um marco na eletromobilidade no Paraná e no Brasil”.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, disse que a otimização da frota é um dos objetivos do Estado, atualmente composta por 22 mil veículos. O VEM PR, conforme ele, complementa outras iniciativas do governo com essa finalidade, como o uso de táxis e aplicativos de compartilhamento. “Esse projeto não poderia deixar de estar no Estado do Paraná, já que um dos nossos compromissos, além da sustentabilidade, da preservação do meio ambiente, é otimizar a máquina pública. É fazer mais com menos. É poder inovar na maneira de cuidar e usufruir do dinheiro público para prestar um serviço à população”, ressaltou.

Ascom/Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.