Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A parceria começou com a Ponte da Integração Brasil-Paraguai em 2019 e envolve, atualmente, R$ 1,4 bilhão em projetos e obras em andamento. Ideia é ampliar a associação em novas iniciativas.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu ontem (9), no Palácio Iguaçu, com Luiz Felipe Carbonell, diretor de Coordenação de Itaipu Binacional, e alguns secretários de Estado. O encontro serviu para alinhar projetos em comum para os próximos anos em diversas áreas, como saneamento ambiental, controle de assoreamento, proteção das nascentes, segurança pública e infraestrutura. A parceria começou com a Ponte da Integração Brasil-Paraguai em 2019 e envolve, atualmente, R$ 1,4 bilhão em projetos e obras em andamento.

A reunião é parte de uma série de encontros entre Carbonell e os secretários estaduais. Foram discutidas demandas das secretarias que podem contar com apoio financeiro de Itaipu Binacional e projetos prioritários para o futuro do Estado e do lago de Itaipu, como a necessidade de proteção das bacias do Paraná, do Piquiri e do Ivaí, aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de municípios do Oeste e Noroeste e continuidade de programas sociais e ambientais.

 “O Paraná tem muita gratidão a tudo o que Itaipu tem feito pelo Estado, em especial na infraestrutura, na segurança pública e no saneamento. A ideia é continuar a parceria dentro da política de investimento da binacional. Temos bastante projetos que podem ser atendidos nos próximos anos. A ideia é construir soluções em conjunto para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o governador Ratinho Junior.

A passagem de Carbonell por Curitiba antecede o encontro de diretoria da Itaipu, onde será discutida a viabilidade dos projetos, e permite acesso ao planejamento do Estado onde a usina está inserida. Segundo o diretor, há uma preocupação muito grande por parte do governo federal e da diretoria de vincular os projetos ao escopo original da binacional, que é desenvolvimento econômico dos municípios que integram sua área de atuação e proteção dos recursos naturais para continuidade da operação.

 “A ideia é saber quais possibilidades para incluir no Orçamento de 2021, 2022 e 2023. É importante saber o que podemos fazer com antecedência. Há vários projetos que unem interesse da empresa e interesse do Governo do Estado e dos municípios. Queremos potencializar os resultados”, afirmou.

Projetos Futuros

Os projetos apresentados à Itaipu contemplam diversas áreas e centenas de municípios conectados direta ou indiretamente ao Rio Paraná e outras bacias hidrográficas do Estado. Do lado ambiental, a discussão envolveu combate à erosão na região Noroeste; gestão de resíduos sólidos com geração de energia; instalação de placas fotovoltaicas; proteção ambiental da região do lago de Itaipu; reativação de uma base náutica em Foz do Iguaçu; e a construção de um novo batalhão para a Polícia Ambiental.

Em relação à agricultura, base econômica do Estado, as discussões envolveram proteção de cerca de 1.000 nascentes, destinação correta de dejetos do agronegócio em 2.500 propriedades, pavimentação de estradas rurais ou até mesmo a sua elevação para controle de erosão, práticas mecânicas para proteção de solo e refino da agricultura de precisão.

 “A razão da existência de Itaipu é a água para gerar energia. Uma das ideias é ampliar a proteção desse bem. Temos rios que carregam sedimentos para a represa e podemos cuidar da água no nascedouro, evitar o transporte de areia ou de fósforo. É uma visão técnica. Queremos dar as mãos para que a usina possa operar por muitos e muitos anos”, explicou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

Também foram discutidos novos projetos de infraestrutura para a região dos municípios lindeiros, com aumento de capacidade e segurança viária, e continuidade de projetos de segurança pública em delegacias, batalhões de polícia militar e integração tecnológica das forças de segurança.

Projetos em andamento

A parceria que começou a ser concretizada em 2019 envolve uma lista grande de obras já em andamento ou com recursos viabilizados, como a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco; a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, e a ampliação da pista do Aeroporto Internacional do Iguaçu, também em Foz; o Contorno de Guaíra; a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel; a revitalização da Ponte Ayrton Senna, em Guaíra; a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; a ligação entre Ramilândia e Santa Helena; e a pavimentação da Estrada Boiadeira, no Noroeste.

A Itaipu Binacional também está colaborando com novas instalações para a 3ª Companhia do 14º Batalhão da Polícia Militar, em Foz do Iguaçu, e a 2ª Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em Guaíra, além de obras em 19 delegacias de todo o Oeste. A programação de aportes financeiros inclui, ainda, o novo Mercado Municipal de Foz, a modernização do Hospital Ministro Costa Cavalcanti e aportes em ciclovias, parques lineares e casas populares na Região Oeste, entre outros.

Presenças

Participaram do encontro os secretários Sandro Alex (Infraestrutura e Logística), João Carlos Ortega (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas), Márcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo), Romulo Marinho Soares (Segurança Pública) e Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento); o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, Fernando Furiatti; e a procuradora-geral do Estado, Letícia Ferreira.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.