Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Governo do Estado assinou ontem (11/05) um protocolo de intenções com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP,) que marca a criação do Programa Paraná Internacional. As secretarias para Assuntos Estratégicos e do Planejamento e Coordenação Geral também são signatárias do protocolo. O programa visa contribuir para o desenvolvimento internacional dos 399 municípios paranaenses.

Idealizado pela Secretaria para Assuntos Estratégicos, o programa vai incentivar as prefeituras municipais do Estado para que indiquem um ponto focal de parcerias com outros países. “Hoje o Paraná já conta com pontos focais para parcerias internacionais em todas as secretarias, empresas e universidades estaduais. Uma pessoa fica responsável pela relação com os outros países. E agora vamos estender esse trabalho para os 399 municípios do Estado, para que cada uma das cidades tenha um responsável pela articulação, para dinamizar as questões de negócios, indústria e comércio”, disse o secretário para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns. “Queremos dar todo o apoio para que cada município pense em como sua região pode se inserir no contexto internacional. Isso acaba gerando um benefício enorme, em todas as áreas”, completou. 

Para elaborar o programa, a Secretaria levou em conta o conhecimento adquirido na recepção de visitas estrangeiras e de delações internacionais. Desde 2015, 52 delegações de diferentes países visitaram o Paraná, 

INTEGRAÇÃO - Para o secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Cyllêneo Pessoa Pereira Junior, é importante centralizar esse tipo de cooperação internacional para que o Estado possa dar o suporte necessário nas parcerias dos pequenos municípios com outros países. “Fizemos essa reunião na tentativa de sincronizar as ações internacionais que o Estado desenvolve para que possamos levar isso aos municípios. Alguns deles têm cidades-irmãs em outros países, além de termos firmados e ações isoladas, que não são catalogadas pelo Governo. A tentativa é trazer todas essas informações para um mesmo sistema e registrar esses programas”, disse. 

Para o prefeito de Contenda, Carlos Eugênio Stabach, que atualmente ocupa o cargo de diretor de Relações Institucionais e Políticas da Associação dos Municípios do Paraná, o encontro trará novas oportunidades para as pequenas cidades do Estado. “Precisamos dessa abertura que está sendo realizada com o apoio do Governo Estadual. Existe a necessidade de que tenhamos novas portas e novas janelas para o desenvolvimento dos nossos municípios. Não podemos ficar apenas na dependência de fundos e recursos públicos. Buscaremos com essas ações novas oportunidades para o crescimento das pequenas cidades paranaenses”, disse. 

APOIO FEDERAL - Outra ação a ser oferecida pelo projeto será o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores. A Secretaria Para Assuntos Estratégicos tem acordo de cooperação técnica com a Agência, para aperfeiçoamento e adequação da área internacional dos municípios do Paraná. Com isso, o objetivo é conseguir um melhor aproveitamento de oportunidades nas parcerias.

Para difundir informações culturais sobre os países-parceiros do Estado, o Paraná vai utilizar os 338 Espaços Cidadãos instalados no Paraná. Um informativo mensal chamado Conexão Paraná será disponibilizado nos espaços para compartilhar com as instituições públicas e privadas as atividades realizadas pelos municípios no âmbito internacional.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.