Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Construhub conecta startups, empresas, academia e entidades do setor em Londrina e região

Um espaço para que startups da construção civil estabeleçam suas operações e que funcionará como uma vitrine de soluções inovadoras para empresas e investidores. Esta é a proposta do Construhub Startups, um projeto do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon PR Norte), em parceria com o Sebrae/PR, apoio do Centro Universitário Filadélfia (UniFil) e promoção da Governança da Inovação na Construção Civil Norte do Paraná (iCON).

O espaço físico do hub, dentro do Sinduscon PR Norte, ficou pronto em março de 2020, na mesma semana em que medidas de restrição foram impostas para conter a pandemia de coronavírus. Com a impossibilidade de realizar atividades presenciais, o projeto ganhou um ambiente virtual. As construtechs, independente da fase de maturação do negócio, podem se cadastrar de forma gratuita pelo link https://bit.ly/3iqyzPN e integrar o banco de dados do hub para se conectar com mentores e participar dos desafios lançados.

O presidente da iCON, Head de Inovação do Sinduscon PR Norte e responsável pelo projeto do Construhub, Murillo Braghin, diz que o espaço vai oferecer a oportunidade de as startups terem acesso aos canteiros de obras, laboratórios das universidades e, principalmente, ao capital humano, como professores e especialistas em diversas áreas, desde as engenharias, até gestão e robótica. “Outra vantagem de estarem no hub é que elas terão os seus negócios divulgados para a base de associados do sindicato e poderão se conectar com as empresas que já estão no mercado”, explica.

Segundo Braghin, o hub vai funcionar como uma espécie de marketplace de startups da construção civil e não será concorrente, mas complementar aos programas de aceleradoras e incubadoras da cidade e região. Será um ambiente de “construção de pontes” e promoção de oportunidades de negócios, em que empresas e investidores poderão acessar para buscar soluções inovadoras para suas necessidades.

“Estamos participando do programa Habitats de Inovação, que ajudará a consolidar toda a estrutura desse processo”, conta. O Programa Habitats PR de Inovação, do Sebrae/PR, ajuda a organizar os ecossistemas, envolvendo iniciativas que favorecem o intercâmbio de conhecimento e práticas produtivas entre empresas, universidades, instituições, incubadoras e governos. O trabalho tem foco na geração de negócios e a promoção do desenvolvimento regional, a partir dos ativos de inovação e setor produtivo.

O vice-presidente do Sinduscon PR Norte e responsável pela pauta da inovação na construção civil, Gerson Guariente, diz que o hub conta com um time de mentores que já assessora as startups cadastradas no ambiente virtual. A intenção é fazer crescer cada vez mais esse espaço e incentivar o desenvolvimento de soluções que possam ser aplicadas em escala nacional e internacional. Ele diz que a entidade tem o objetivo de olhar para o futuro e se preparar para ele. “Temos certeza de que a construção civil será mais digitalizada, é difícil convencer o cliente de que você vai entregar o memorial descritivo do apartamento em meio físico, por exemplo”, afirma.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Rubens Negrão, o Construhub será um meio para acelerar as iniciativas inovadoras para o setor e conectar todos os atores do ecossistema. “O nosso papel será levar soluções por meio de trilhas, projetos de inovação aberta, eventos de fomento a projetos inovadores”, antecipa. A previsão é que o espaço físico seja inaugurado oficialmente em outubro, durante o evento Construtech Week.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.