Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Resultado divulgado na quinta-feira, 16, não impediu a queda de 2,1% acumulada no segundo trimestre de 2018

Depois de cair 8,7% em maio, sob impacto da greve dos caminhoneiros, o Indicador Ipea Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriais apontou crescimento de 9,9% em junho, na comparação com o mês anterior. O resultado, porém, foi insuficiente para evitar a queda de 2,1% acumulada no segundo trimestre de 2018.

O Indicador Ipea Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriais é definido como a produção industrial doméstica líquida das exportações, que avançou 11,1% em junho, acrescida das importações, que registraram alta de 2,5% no período. Na comparação com junho de 2017, a demanda interna por bens industriais cresceu 4,2% – ou seja, mais que os 3,5% da produção industrial medida pelo IBGE.

Com isso, a demanda manteve o ritmo de crescimento mais intenso (4,4%) que o apresentado pela produção industrial (3,2%) no acumulado de 12 meses. Entre as grandes categorias econômicas, os maiores avanços de junho frente ao mês de maio foram observados nos bens de capital (20%) e bens de consumo duráveis (28,7%).

Nessa mesma base de comparação, a indústria de transformação cresceu 10,1%, compensando a queda ocorrida em maio, enquanto a extrativa mineral registrou alta de 7,7%. Dezessete dos 22 segmentos da indústria de transformação analisados tiveram desempenho positivo em junho frente a maio, com destaque para o consumo aparente de veículos (38,5%) e alimentos (20,2%).

Outros segmentos registraram grande variação, como vestuário e acessórios (de -15,3% em maio para +10,6% em junho), os produtos de madeira (de -11,8% para +11,6%), os produtos químicos (-7,1% para +8,6%) e os produtos de borracha e material plástico (-4,4% para +7,9%).

Para agendamento de entrevistas, envie e-mail para ascom@ipea.gov.br

Confira a íntegra do indicador no blog da Carta de Conjuntura

Asimp/Ipea

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.