Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As prefeituras dos 399 municípios paranaenses receberão da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas exemplares do livro Ciclomobilidade – Diretrizes para Elaboração de Política Pública e Experiências do Programa Ciclovia da Universidade Federal do Paraná. O repasse foi anunciado pelo secretário João Carlos Ortega ao abrir, na terça-feira (17), a reunião do Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo).

O encontro contou com a participação de representantes do Paranacidade, da Companhia Paranaense de Habitação (Cohapar), da Paraná Edificações (Pred) e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), além dos conselheiros, que representam setores da sociedade e organismos públicos. O secretário recebeu o livro durante o evento. “Esses livros serão repassados aos 399 municípios”, disse.

A entrega dos exemplares é resultado da parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Urbano, o Conciclo e a Editora da UFPR para levar a publicação às prefeituras. “A ciclomobilidade é um dos elementos fundamentais para levar mais sustentabilidade aos espaços urbanos. Os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria adotam como princípios a busca de uma sociedade justa, igualitária e sustentável. Podem contar com o esforço da Secretaria para que a bicicleta tenha o seu lugar no planejamento das cidades”, disse Ortega.

O presidente do Conciclo, Mauro Celso Monteiro, que mediou o encontro, lembrou que a ação atende orientação direta do governador Carlos Massa Ratinho Junior para fazer um governo moderno, inovador e que promova o respeito ao meio ambiente. “A iniciativa é mais um elemento para que tenhamos cada vez mais o uso da bicicleta integrado aos demais modais de transporte”, disse ele.

Políticas Públicas

O livro, de autoria de José Carlos Assunção Belotto, Silvana Nakamori e Antônio Gonçalves de Oliveira, publicado pela Editora da UFPR, traz informações para a criação de políticas públicas ou institucionais que privilegiem o uso da bicicleta como modal de transporte integrante do sistema de mobilidade nas cidades.

O pró-reitor da UFPR, Fernando Marinho Mezzadri, destacou a importância de a informação chegar até os gestores dos municípios paranaenses. “O conhecimento é estruturante e, com esta publicação, a Universidade faz parte do processo de transformação da sociedade. No Século XXI, há que se pensar na ciclomobilidade como uma alternativa para melhorar a vida das pessoas”, enfatizou.

ODS

O analista de Desenvolvimento Municipal e articulador dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Secretaria e Paranacidade, Geraldo Farias, apresentou as ações dos órgãos destinadas às Cidades Sustentáveis. Entre elas, a possibilidade de financiamento e apoio técnico  para a contratação e elaboração de Planos Municipais de Mobilidade Urbana, onde um dos modais é a bicicleta. 

Entre as ações futuras também está marcada, para o dia 22, domingo, a Marcha das 2019 Bicicletas, em Curitiba. A coordenação desse evento é de Fernando Rosembaun, presidente da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.