Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto de Requião Filho, aprovado na Comissão de Saúde, avança na Assembleia Legislativa.

Cidadãos que dependem do SUS para tratamentos médicos específicos e precisam se deslocar até Curitiba ou outras cidades de referência, normalmente contam com a disponibilidade de Casas de Apoio, conveniadas com as prefeituras, para ficarem hospedadas pelo tempo que for prescrito pelo médico para a realização de exames ou da conclusão do atendimento terapêutico indicado. Porém, nem sempre estes locais seguem à risca todas as recomendações do Sistema Único de Saúde ou são fiscalizados com periodicidade.

Preocupado com as condições de acolhimento destes lares temporários, há dois anos o Deputado Requião Filho apresentou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa para estabelecer critérios na terceirização destes serviços, e, assim, garantir mais dignidade no atendimento aos usuários. O PL 11/2020 foi aprovado pela Comissão de Saúde do Legislativo Estadual nesta terça-feira, e deve, finalmente, avançar na sua tramitação.

Dentre as propostas apresentadas no projeto, o parlamentar pede que seja criada uma Comissão de Fiscalização, a ser instituída com membros indicados por conselhos e órgãos do Governo do Estado.

 “É um direito de todo cidadão ser acolhido de maneira digna nestes locais, com quatro refeições por dia e a garantia de um acompanhante. Queremos assegurar uma fiscalização destes serviços e que pacientes com  doenças graves, como câncer e cardiopatias, por exemplo, tenham prioridade de hospedagem, pelo prazo adequado à sua necessidade. Queremos trazer também mais transparência nesses procedimentos, com a disponibilização obrigatória de uma lista pública na internet, informando o número de pacientes acolhidos, o tempo de permanência, os custos e as vagas de cada instituição”, explicou.

A tramitação deste Projeto de Lei 11/2020, que regulamenta o funcionamento das Casas de Apoio e estabelece direitos mínimos para pacientes atendidos pelo SUS, pode ser acompanhada pelos cidadãos por meio do site oficial da Assembleia Legislativa do Paraná.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.