Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Trinta e dois representantes do Comitê Territorial Paraná Centro conhecem de perto o trabalho executado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento

Membros do Comitê Territorial Paraná Centro participaram de uma missão técnica para Cascavel, no oeste do Estado para conhecer as boas práticas do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD). Criado em 2014, o POD tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico sustentável da região. Trinta e dois membros do Comitê participaram da missão e representaram seis dos 12 municípios que integram o território.

O grupo foi recebido na sede da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), no último dia (6), para a apresentação institucional do POD, iniciativa da Acic, do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel (Codesc) e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar). Também visitaram as dependências da aceleradora de inovação Acic Labs, que reúne empresários e pesquisadores na busca por novos modelos de negócios e na compreensão da experiência do consumidor.

Conforme a consultora do Sebrae/PR, Elizete Huchak, a ação possibilita o Comitê Territorial Paraná Centro a ter referências para futuras ações, tendo em vista que o POD consegue ajudar no desenvolvimento da região, formada atualmente por 55 municípios e mais de 60 instituições públicas e privadas, como empresas, cooperativas, instituições de apoio e fomento, sindicatos e associações de classe, universidades, centros de pesquisa e de tecnologia que atuam no território.

“A iniciativa foi inspiradora e possibilitou várias reflexões, que servirão como norteadores para as futuras ações do Comitê, com foco no desenvolvimento territorial”, diz.

O coordenador do eixo de Acesso a Mercado do Comitê Territorial Paraná Centro, e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Turvo, Tony Luiz Gomes, participou da missão técnica e comenta que a troca de experiências pode encurtar caminhos e agregar às ações do Comitê.

“Fica evidente a importância do envolvimento de instituições públicas e privadas para o desenvolvimento territorial. Estamos trabalhando em busca dessa sinergia, engajamento e cooperação das pessoas e instituições”, frisa.

A opinião é a mesma do coordenador do eixo associativismo do Comitê Territorial Paraná Centro, Nilson Padilha.

“É clara a importância da união para que as coisas aconteçam, da organização da sociedade civil, que é muito comprometida em Cascavel e com visão de futuro. Voltamos animados e acreditamos que podemos fazer a diferença no nosso território”, reforça.

Composição

O Comitê Territorial Paraná Centro é composto pelos municípios de Guarapuava, Cândido de Abreu, Turvo, Boa Ventura de São Roque, Santa Maria do Oeste, Manoel Ribas, Campina do Simão, Nova Tebas, Mato Rico, Laranjal, Palmital e Pitanga, e atua na promoção e incentivo à integração das lideranças da região na busca de soluções para o desenvolvimento. É formado por representantes dos setores público e privado, instituições de ensino e de associações empresariais.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.