Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Diante do atual cenário de escassez de chuvas que levou o Governo do Estado a decretar, na última semana, estado de emergência hídrica pelo período de 180 dias, o Ministério Público do Paraná expediu, na sexta-feira, 8 de maio, recomendações administrativas dirigidas aos órgãos estaduais responsáveis pela gestão dos recursos hídricos. O objetivo é garantir a adoção de medidas que assegurem o abastecimento de água em todos os municípios do Paraná. Dirigido ao Instituto de Água e Terra (IAT) e à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), o documento é assinado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo e pela Promotoria de Justiça de Meio Ambiente de Curitiba.

Plano de Contingência

Entre as providências recomendadas, está a divulgação de um plano de contingência para o enfrentamento da atual crise hídrica em que sejam detalhadas as instituições responsáveis pela gestão e fiscalização da política hídrica do Paraná, bem como as iniciativas do poder público em curso para o enfrentamento da situação. Além disso, deve ser implementado sistema de informações para a identificação de possíveis irregularidades na captação de grandes volumes de água nos mananciais de abastecimento e pontos de captação, em especial aqueles indicados como prioritários pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Para a efetividade da atividade fiscalizatória, deve ainda ser disponibilizado canal para o recebimento de denúncias por parte da população acerca de irregularidades na captação de águas, bem como a formação de força-tarefa para atuação específica nessa atividade. Acesse a íntegra da Recomendação 03/2020.

Participação

Com vistas a assegurar a participação popular nas discussões sobre o tema, foi recomendado à direção do IAT a abertura de edital para a inclusão de representantes da sociedade civil – em proporção paritária ao poder público – no Grupo de Trabalho Interinstitucional que irá trabalhar na proposta de regulamentação de critérios para o uso racional e o reuso da água no estado. No dia 28 de abril, o IAT publicou portaria de constituição do colegiado sem a previsão de participação social, restringindo-o às representações de órgãos governamentais e dos setores industriais e do agronegócio. O ato, na avaliação do MPPR, impede a “participação de representantes de todos os setores afetados, em virtude, inclusive, das múltiplas possibilidades de afetação dos seus direitos, nomeadamente em tempos de pandemia como a decorrente do coronavírus (Covid-19)”. Além disso, recomenda-se a realização de consulta pública para manifestação de interessados no processo de revisão de atos normativos estaduais que tratem dos critérios para o uso racional e o reuso da água no Estado do Paraná. Acesse a íntegra da Recomendação 04/2020.

Outorgas

Outra recomendação trata da revisão de todas as outorgas de direito de uso de recursos hídricos concedidas e em vigência atualmente no âmbito dos mananciais de abastecimento de água, bem como da suspensão da renovação de outorgas já concedidas e com prazo expirado ou a expirar. A medida deve valer até que seja promovida avaliação técnica acerca da disponibilidade hídrica necessária. O objetivo é garantir que não sejam renovadas outorgas que possam comprometer o abastecimento mínimo de água para particulares manterem sua higienização básica e sua rotina domiciliar regular, sob pena inclusive de grave comprometimento da sobrevivência, considerando as medidas atualmente vigentes em decorrência da Covid-19 (isolamento social, quarentena e suspensão de atividades comerciais, entre outras). Acesse a íntegra da Recomendação 02/2020.

Emergência

O atual cenário de escassez hídrica deve-se ao fato de ter sido o volume de chuvas registrado no estado de dezembro de 2019 a março deste ano foi muito abaixo da média histórica para o período. Antes do envio das recomendações, o MPPR solicitou as órgãos estaduais informações sobre a atual situação dos mananciais em todo o estado. As respostas encaminhadas subsidiaram a definição das medidas agora recomendadas.

Asimp/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.