Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ministério Público do Paraná participou nesta semana, nos dias 1º e 2 de junho, da I Conferência Estadual de Políticas sobre Drogas, evento que reuniu representantes de todos os 399 municípios paranaenses para debater as políticas públicas relacionadas ao tema. O encontro marcou o início da programação do “Junho Paraná sem Drogas”, mobilização realizada anualmente em todo o estado com o objetivo de chamar a atenção e conscientizar a população para os riscos e as consequências do uso abusivo de álcool e outras drogas. A programação do mês é coordenada pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conesd) e pelo Núcleo Estadual de Políticas sobre Drogas e, no MPPR, o tema é acompanhado pelo Projeto Semear – ação estratégica para o enfrentamento ao álcool, crack e outras drogas.

A subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Samia Saad Gallotti Bonavides, que no evento representou a Procuradoria-Geral de Justiça, destaca a atuação institucional dedicada ao tema. “O Ministério Público atua de forma articulada e coordenada com outras instituições para a compreensão do fenômeno da drogadição em sua amplitude e intersetorialidade. Nesse sentido, mantém o projeto Semear, que visa exatamente aproximar todos os campos de atuação relacionados à questão que merece toda atenção dos órgãos do estado”, destacou. Samia também destacou a importância da realização da conferência estadual: “O envolvimento da sociedade civil e dos órgãos governamentais que possuem ampla experiência e conhecimento sobre o assunto é muito importante e necessário para a construção de uma política pública bem articulada e efetiva”, finalizou.

Política nacional

Na conferência, que contou com a participação de representantes da sociedade civil e do poder público, foi discutido o Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. O promotor de Justiça Guilherme de Barros Perini, coordenador do projeto Semear, destaca o que considera ser de principal relevância. “Foram debatidas e validadas pelos conselheiros estaduais e municipais as propostas de políticas públicas sobre drogas que impactam em prevenção, redução de danos, reinserção social, pesquisas e tratamentos clínicos. Demos um passo muito importante com esse encontro, que foi o primeiro em nível estadual a ocorrer no Paraná, para a implementação de políticas dedicadas ao tema das drogas pelos poderes públicos locais”, afirmou.

Programação

Durante todo o mês de junho, serão realizadas diversas atividades como parte da campanha “Junho Paraná sem Drogas”, instituída pela Lei Estadual 19.121/2017. A programação completa das ações deste ano pode ser acompanhada na página do projeto Semear.

Calendário

A iniciativa integra um quadro amplo de ações nos âmbitos nacional e internacional, com destaque para o dia 26 de junho, quando se celebra o “Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas”, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas.

Para mais informações sobre a conferência, acesse o site do Núcleo Estadual de Política sobre Drogas.

Ascom/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.