Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Inicialmente, idosos e pessoas com doenças pré-existentes foram apontados como as vítimas prováveis da Covid-19 quando o coronavírus começou a se espalhar pelo mundo. Hoje, sabe-se que a doença pode debilitar e até matar pessoas jovens e saudáveis. Mas faria diferença se fosse afetado apenas quem tem mais de 60 anos ou alguma doença crônica? Nesta semana, o número de mortos pela Covid-19 no país provavelmente chegará a 14 mil. Todas e cada uma dessas vidas importam – basta colocar-se no lugar dos familiares e amigos dessas pessoas. É o pai ou a mãe de alguém, o filho ou a filha, o profissional de saúde que não poderá mais ajudar seus pacientes, a avó que cuidava dos netos para que os filhos pudessem trabalhar. Tendo esse quadro como referência, o Ministério Público do Paraná reforça a orientação de que ainda não é o momento de as pessoas deixarem o isolamento – medida apontada pela Organização Mundial de Saúde e pela comunidade científica nacional e internacional como a mais eficiente para conter a proliferação do vírus.

“As marcas diariamente divulgadas da tragédia por que passamos, deixadas pela realidade do vertiginoso avanço do contágio e de suas consequências, a par de nos fazer solidários à dor e ao sofrimento de tantas famílias – reconhecendo o esforço daquelas e daqueles que lutam em defesa da vida e da saúde das pessoas –, não podem nos abater a ponto de abandonarmos a esperança de que tudo passa e de que logo, gradativa e cuidadosamente, retornaremos à normalidade”, comenta o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia. Ele acrescenta que “o cenário atual recomenda que seja redobrada a ação de fiscalização à persistência da adoção das medidas mais seguras à proteção da vida e da saúde das pessoas, segundo fundamentos sanitários assentados em evidências e critérios científicos de domínio das autoridades da área”.

Respeito às determinações sanitárias

Nesse sentido, o MPPR tem orientado as Promotorias de Justiça em todo o estado a promoverem medidas para garantir que, em todos os municípios, sejam observadas as determinações sanitárias estadual e federal de manutenção da política de isolamento social como forma de conter o avanço da Covid-19. Esse direcionamento se refere especialmente ao funcionamento do comércio e dos serviços, indicando-se que continuem vetadas as atividades consideradas não essenciais.

A posição adotada pelo MPPR desde o final de março a partir de nota pública expedida pela Procuradoria-Geral de Justiça, Corregedoria-Geral e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública, bem como por meio de ofício circular expedido pelo referido Centro de Apoio, ambas dirigidas a todos os agentes ministeriais com atribuição na área da saúde, foi referendada em nota pública emitida em 13 de abril pelo Gabinete Integrado de Acompanhamento à Epidemia do Novo Coronavírus (Giac-Covid-19) no Estado do Paraná, órgão criado por ato da Procuradoria-Geral da República e integrado por MPPR, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde.

Além da participação no Giac-Covid-19, o MPPR também integra o Grupo de Focalizadores MPE-Covid19, colegiado vinculado à Procuradoria-Geral da República que reúne agentes dos MPs de todo o país, com um representante de cada estado. Para definição de estratégias dirigidas em âmbito estadual, o Ministério Público do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública, mantém contato com os promotores das sedes das macrorregiões (Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá) para discutir estratégias de atuação. Desde que foi decretada a pandemia, o Caop também estabeleceu uma estrutura permanente de atendimento para todos os promotores de Justiça, com serviço de e-mail, celular, Hangout e WhatsApp e por meio físico (para envio de documentos).

Ascom/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.