Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Gestores e conselheiros de assistência social dos municípios do Paraná devem ficar atentos aos prazos para o preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas 2018). O prazo da primeira etapa encerra em 9 de novembro. Serão coletadas informações sobre os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Convivência.

O censo é um levantamento anual feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social para coleta de informações sobre a estrutura de funcionamento do Sistema Único de Assistência Social. São dados relacionados a financiamentos e gestão das ações, recursos humanos, equipamentos, serviços e participação das unidades públicas e da rede privada na política de assistência social.

“Esta é uma das ferramentas que permite retratar o Suas, da gestão à execução. Como em uma fotografia, é possível ter uma visão global para que sejam tomadas decisões em nível local, regional e estadual”, explica a superintendente de assistência social, Alzenir Sizanoski.

Aperfeiçoamento

A superintendente avalia que o comprometimento dos municípios no preenchimento do censo é fundamental para aperfeiçoar a qualidade dos programas, projetos, serviços e benefícios ofertados à população.

“As informações coletadas ajudam a identificar os avanços e desafios e servem de subsídio para a elaboração de diagnósticos e indicadores”, diz a Alzenir. “Em caso de não preenchimento do Censo Suas, os municípios ou o Estado podem sofrer sanções administrativas, dentre elas o bloqueio de recursos financeiros”, alerta.

O levantamento dá embasamento para pagamentos e repasses, como o Índice de Gestão Descentralizada (IGD), que avalia a qualidade da gestão descentralizada dos programas, serviços, projetos e benefícios socioassistenciais. O Índice vai de zero a 1 – quanto mais próximo de 1, melhor é o desempenho da gestão e maior o aporte financeiro repassado.

Prazos

A segunda etapa encerra em 16 de novembro e coleta informações dos Centros Especializados de Assistência Social (Creas), Centros de Atendimento à População de Rua (Centros Pop) e os Centros-Dia. Para informações sobre unidades de acolhimento e família acolhedora o prazo vai até 23 de novembro.

Além de informações sobre Cras, Creas, Centros de Convivência, Centros Pop e Centros-Dia, Estado e municípios também devem responder as questões relacionadas à gestão, aos conselhos e fundos de assistência social. Esse prazo vai de 8 de outubro a 30 de novembro.

Serviço

Para preencher o formulário é preciso acessar o portal www.mds.gov.br , na aba lateral “Assistência Social”, e depois clicar no banner “Censo Suas 2018 – Preenchimento”. As dúvidas sobre o Censo Suas 2018 podem ser esclarecidas nos 22 escritórios regionais da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.