Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Gestores e conselheiros de assistência social de todos os municípios do Paraná devem ficar atentos aos prazos para o preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas 2018). O censo é um levantamento anual feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que coleta informações sobre a estrutura de funcionamento do Suas. Por meio de um questionário eletrônico, são fornecidos dados relacionados à gestão e financiamento das ações, aos equipamentos, perfil das equipes, serviços e participação social na política de assistência social.

 “O censo é uma das ferramentas que permite retratar o Sistema Único de Assistência Social, da gestão à execução. Como em uma fotografia, possibilita ter uma visão global para que sejam tomadas decisões em nível local, regional e estadual”, explica o coordenador de Gestão do Suas da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Ricardo Michelli.

Aperfeiçoar

Ele ressalta que o comprometimento dos municípios no preenchimento do censo é fundamental para aperfeiçoar a qualidade dos programas, projetos, serviços e benefícios ofertados à população. “As informações coletadas ajudam a identificar os avanços e desafios e servem de subsídio para a elaboração de diagnósticos e indicadores”, diz o coordenador.

O levantamento também embasa o repasses de recursos, como no caso de novos cofinanciamentos e incentivos financeiros repassados pela União e pelo Estado. “Em caso de não preenchimento do Censo Suas, os municípios ou o Estado podem sofrer sanções administrativas, dentre elas o bloqueio de recursos financeiros”, alerta Michelli.

Prazos

O preenchimento dos questionários é feito por etapas, e deve ser respondido exclusivamente por gestores estaduais, municipais e conselheiros de assistência social. A primeira etapa iniciou nesta segunda-feira (10) e vai até o dia 9 de novembro. Nesse período devem ser cadastradas as informações referentes aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Convivência.

Na segunda fase, a partir de 24 de setembro, serão colhidas informações sobre os Centros Especializados de Assistência Social (Creas), os Centros de Atendimento à População de Rua (Centros Pop) e os Centros-Dia. A data limite encerra em 16 de novembro.De 1º de outubro a 23 de novembro, estará disponível o questionário que trata das unidades de acolhimento e das famílias acolhedoras. Por último, Estado e municípios deverão responder às questões relacionadas à gestão, aos conselhos e fundos de assistência social. Este prazo vai de 8 de outubro a 30 de novembro.

Serviço

Para preencher o formulário basta acessar o portal www.mds.gov.br, na aba lateral “Assistência Social”, e depois clicar no banner “Censo Suas 2018 – Preenchimento”. As dúvidas sobre o Censo Suas 2018 podem ser esclarecidas nos 22 escritórios regionais da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social. O atendimento também é feito por meio do telefone 0800-707-2003, pelo formulário eletrônico ou chat disponíveis no site do MDS.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.