Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Equipes de saúde dos municípios do Norte Pioneiro se reuniram na quinta-feira (23) em Jacarezinho para discutir boas experiências nos municípios na área. O encontro foi organizado pela 19ª Regional de Saúde e aconteceu no Auditório da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp).

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, o evento é uma forma de reconhecer e divulgar ações na área da saúde que estão conseguindo bons resultados e promover a troca de experiências. “Temos equipes de altamente qualificadas e que, com apoio do Estado e dos municípios, desenvolvem ações que estão fortalecendo e incrementando o serviço de atenção básica. Isso merece ser conhecido”, disse Nardi.

Uma das experiências apresentadas foi a de Wenceslau Braz, que abordou os resultados do Programa Vigiasus, implantado pelo Estado do Paraná em 2013 para aprimorar as ações da vigilância em saúde nos municípios. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Suelen da Silva Freitas, conta que o programa incentivou as equipes de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, saúde ambiental, saúde do trabalhador e promoção da saúde a se empenharem para atingir metas de qualidade e desempenho.

Um dos resultados obtidos pelo município é a alta taxa de cobertura nas campanhas de vacinação. No caso da vacina contra a gripe, por exemplo, o município conseguiu atingir a totalidade dos públicos-alvo da campanha. Na vacinação contra pólio e sarampo também está obtendo bons resultados. “Com o investimento do Vigiasus e o apoio da 19ª Regional conseguimos melhorar nossos indicadores de saúde e isso se reflete na qualidade de vida da população”, explica Suelen.

Clínica

Depois do encontro, o secretário Nardi aproveitou para conhecer a Clínica Odontológica da Uenp, inaugurada no início deste ano. A clínica conta 44 cadeiras de atendimento funcionando e outras 22 em fase de implantação. O local atende adultos e crianças e conta com estrutura para fazer 280 procedimentos odontológicos e 520 exames semanalmente.

“O atendimento à saúde deve ser integral e para isso devem existir serviços odontológicos de qualidade através do sistema público de saúde. Ver a clínica odontológica da Uenp em funcionamento mostra que quando há comprometimento com a saúde é possível oferecer o que a população precisa”, destacou Nardi.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.