Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou na sexta-feira, 19, o anúncio do governo federal da distribuição gratuita de absorvente íntimo feminino para meninas e mulheres pobres. "O combate à pobreza menstrual é um avanço na luta constante que precisamos travar pela equidade de gênero”, disse.

Romanelli afirmou que o Paraná foi um dos estados pioneiros no debate e aprovação de uma legislação específica para combater a pobreza menstrual. Ele é um dos autores da lei estadual 20.717, em vigor desde 2021, que incentivou a discussão do tema no Congresso Nacional. A partir deste ano, o absorvente íntimo estará disponível nas 31 mil unidades da Farmácia Popular no país.  No Paraná, 2.812 farmácias estão credenciadas para distribuição em 374 municípios

Para o deputado, a distribuição de absorventes é uma política pública necessária, que garante dignidade às meninas e mulheres. A medida, na avaliação dele, terá reflexos positivos na vida das famílias mais carentes, onde mulheres deixam de trabalhar e meninas deixam de frequentar as aulas no período da menstruação por falta de condições de comprar um absorvente. “É uma medida voltada à saúde feminina e à igualdade”.

Como receber?

O governo federal estima distribuir absorventes para um público de 24 milhões de pessoas. Podem receber o produto gratuitamente brasileiras ou estrangeiras que vivem no Brasil, com idade entre 10 e 49 anos, desde que inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

A oferta é direcionada aos grupos que vivem abaixo da linha da pobreza e estão matriculados em escolas públicas, em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema. A população recolhida em unidades do sistema prisional também será contemplada. A estimativa é alcançar cerca de 978 mil pessoas no Paraná.

ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.