Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU), deflagrou hoje (15) a Operação Research, no intuito de combater desvio de recursos públicos destinados à Universidade Federal do Paraná. Até o momento, 27 pessoas foram presas.

“O objetivo é apurar o repasse irregular de recursos mediante pagamentos sistemáticos, fraudulentos e milionários de bolsas a inúmeras pessoas sem vínculos com a instituição no período entre 2013 e 2016”, informou a corporação por meio de nota.

De acordo com o comunicado, cerca de 180 policiais federais, seis servidores da CGU e quatro do TCU cumprem 73 ordens judiciais, sendo 29 mandados de prisão temporária, oito conduções coercitivas e 36 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Ainda segundo a PF, há indícios concretos de fraudes em pagamentos realizados no período de 2013 a 2016 a título de auxílio a pesquisadores e bolsas de estudo no país e no exterior a diversas pessoas desprovidas de vínculo regular de professor, servidor ou aluno da universidade.

“Dentre os fatos até então apurados, se detectou a participação de ao menos dois funcionários públicos federais nas fraudes, resultando na prisão cautelar de ambos”, destacou a corporação.

O nome da operação é uma referencia ao objetivo central das bolsas concedidas pela unidade, destinadas a estudos e pesquisas pelos contemplados. 

Agência Brasil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.