Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou ontem (18) o reajuste na tarifa de energia elétrica para os consumidores do Paraná atendidos pela Copel. A partir de 24 de junho a nova tarifa terá reajuste médio de 3,41%. O índice ficou abaixo da inflação nos últimos 12 meses, de 4,66% (IPCA), e também é menor que a média do setor elétrico no período.

Para o índice, influenciou negativamente o aumento na cotação do dólar, moeda utilizada para calcular o valor da energia gerada pela Usina de Itaipu. Outro fator foi o maior uso de usinas térmicas no período, que encareceu o custo geral da energia.

Em contraponto, contribuiu para um menor reajuste a redução da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que se refere ao empréstimo feito pelo Governo Federal em 2013 junto a bancos públicos e privados para o reequilíbrio do sistema.

Reajuste

O reajuste tarifário de cada distribuidora é estabelecido para a data em que a concessão foi originada. No caso da Copel, 24 de junho. O valor, anunciado pela Aneel em reunião pública, é calculado pela própria agência reguladora, representante do poder concedente.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.