Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos incentiva a criação de conselhos de direitos da pessoa idosa e de fundos municipais, além de capacitar conselheiros e gestores

Os municípios do Paraná ganharam um reforço no apoio ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas à população com mais de 60 anos. O estado oficializou a adesão ao Pacto Nacional de Implementação da Política de Direitos da Pessoa Idosa — coordenado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Com a medida, o Paraná se junta a outros 19 estados e mais de 2 mil municípios brasileiros que integram a iniciativa.

O Pacto tem o objetivo de fomentar a criação de conselhos de direitos da pessoa idosa e de fundos municipais, além de promover a capacitação de conselheiros e gestores dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa.

O titular da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI/MMFDH), Antonio Costa, acrescenta que a política pública é uma importante ferramenta para o fortalecimento da rede de atendimento e proteção dos direitos fundamentais da pessoa idosa.

“As unidades federativas que possuem fundos do idoso podem receber doações direto da Declaração do Imposto sobre a Renda — 3% da pessoa física e 1% da jurídica. A captação de recursos vai ajudar a combater todos os tipos de violência contra a pessoa idosa e a fazer com que as políticas públicas sejam efetivamente realizadas”, afirma.

Parceria

Para executar as ações previstas no instrumento, a SNDPI/MMFDH conta com a parceria de 10 universidades federais (Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Rondonópolis-MT, Tocantins e Viçosa-MG) para a capacitação de gestores e conselheiros e implementação de metodologia.

Finalizada a capacitação, a matriz pedagógica dos cursos oferecidos será disponibilizada sem ônus para os estados, buscando a continuidade das capacitações.

Dados da violência

Desde 2020, foram registradas pelos canais da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH/MMFDH) mais de 145 mil denúncias de violência contra a pessoa idosa em todo o país. No estado do Paraná, foram mais de 5 mil violações de direitos humanos contra este público.

Ascom/MMFDH

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.