Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Opet é o único curso do Brasil que prevê uma disciplina dedicada para o ensino da técnica no nível superior

Uma técnica criada em 1988 pelo físico Nicholas Kurti e o químico Hervé This, que utiliza conhecimentos das duas áreas no processamento dos alimentos e proporciona uma série de sensações aos que a provam. Essa é a gastronomia molecular e que transforma a cozinha em um laboratório.

O aprendizado dessa culinária no Brasil ainda é recente. E o único curso de nível superior que proporciona o ensino da técnica está no Paraná. Mas não podia ser diferente. O estado paranaense e a Faculdade Opet, onde a disciplina é ofertada no curso de Gastronomia, são reconhecidos pela formação de chefs e no desenvolvimento de negócios focados em diversas áreas da gastronomia.

Para a coordenadora do curso de Gastronomia da Opet, Camila Pazello, a exclusividade do ensino da técnica reforça a representatividade da Opet na formação de chefs para o cenário nacional e internacional. “O fato de sermos a única faculdade que inclui uma disciplina exclusiva sobre Gastronomia Molecular é um passo importante para a formação de profissionais capazes de atuar nas diversas áreas da gastronomia. A técnica conta com um forte potencial de crescimento no país, além do fortalecimento em outros países. Preparamos os nossos chefs para o mundo.”

Gastronomia molecular

A Gastronomia molecular é a ciência que estuda os processos químicos e físicos relacionados à culinária. Os profissionais observam mecanismos envolvidos nas transformações dos ingredientes durante o cozimento e estudam os aspectos sociais, artísticos e técnicos da culinária e gastronomia.

Transformação dos ingredientes

A transformação dos ingredientes permite trazer novas sensações, texturas, aromas e a desconstrução das produções. A gastronomia molecular pode auxiliar na percepção gustativa e dar um novo sabor para um prato conhecido. O bacon pode ser transformado em pó e ser utilizado em uma receita com pinhão. Já o pesto pode ganhar a sua versão em pó e ser utilizado em preparos de macarrão. Há ainda receitas que podem levar azeite de oliva em pó, espuma de shoyu e Nutella em pó.

Descrição: Opet é a única faculdade do Brasil com uma disciplina exclusiva para ensinar as técnicas da gastronomia molecular

Tags: gastronomia molecular; técnica; educação; paraná; curitiba; opet

Asimp/Grupo Educacional Opet

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.