Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná registrou um saldo positivo de emprego em agosto, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na última sexta-feira (23) pelo Ministério do Trabalho. A diferença entre admissões e demissões no mês ficou positiva em 533 vagas, invertendo a sequência de seis meses de saldos negativos no Estado.

O resultado de agosto representa também uma melhora em relação ao mesmo período do ano passado, quando as demissões haviam superado as admissões em 8.194 empregos. O desempenho do Paraná contrasta com o do Brasil, que fechou agosto com a eliminação de 33.953 postos de trabalho. 

“O resultado de agosto no Estado foi puxado, sobretudo, pelos setores de serviços e comércio, o que indica uma melhora no consumo e uma recuperação da atividade no mercado interno no Paraná”, diz Julio Suzuki Júnior, diretor presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes).

COMÉRCIO E SERVIÇOS - O setor de serviços liderou a geração de vagas no Estado em agosto, com saldo de 1.102 empregos. O comércio ficou em segundo lugar, com 385 novas vagas, seguido pelos serviços de utilidade pública, com 24, e a extrativa mineral, com 20 vagas. 



A agropecuária, com o fim do período da safra, foi a que mais eliminou vagas em agosto, com saldo negativo de 588 vagas, seguida pela indústria da transformação, com corte de 229 vagas. O setor de administração pública registrou saldo negativo de 151 vagas e a construção civil, de 30 empregos. 

NO ANO - No acumulado do ano, o saldo de emprego ficou negativo em 21.807 vagas, mas a tendência é de melhora nos próximos meses. “Isso deve ocorrer principalmente nas atividades de comércio e serviços, por conta das contratações de fim de ano” diz Suelen Glinski Rodrigues dos Santos, economista do Observatório do Trabalho, da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos. 



SUBSETORES - Um outro dado que chama atenção, de acordo com a economista, é a melhora na geração de vagas de alguns subsetores da indústria da transformação. Dos 12 segmentos pesquisados, sete tiveram saldos positivos, com destaque para a indústria têxtil, do vestuário e artefatos de tecidos (848) e indústria química, de produtos farmacêuticos, veterinários e perfumaria (606). “Apesar do saldo negativo geral, é da indústria da transformação a atividade que, isoladamente, mais gerou vagas no Estado”, lembra Suelen. A atividade de confecção de peças de vestuário registrou um saldo de 777 empregos em agosto. 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.