Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Governo do Estado - por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) - lançará neste mês, em Jacarezinho (Norte Pioneiro), a nova plataforma do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV Paraná). O objetivo é atrair e fixar empresas de base tecnológica em todo território paranaense. O lançamento oficial será será em 11 de novembro.

O PTV Paraná centraliza os ativos tecnológicos e processos de negócios em uma plataforma única, reunindo institutos de ciência e tecnologia (ICTs), núcleos de inovação tecnológica (NITs), empresas de base tecnológica, incubadoras e parques tecnológicos, centros de promoção de empreendedorismo, entidades prestadoras de serviços tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa.

De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Júlio Félix, com a ferramenta a sociedade pode conhecer os ativos tecnológicos do Estado, catalogados em sete categorias: Pessoas, Organizações, Programas e Incentivos, Projetos e Iniciativas, Produtos, Propriedade Intelectual e Serviços. A ferramenta também abre espaço para fóruns e para atualização de calendário de eventos.

A nova plataforma também permite que os empresários do Estado informem suas demandas por soluções tecnológicas e conheçam as instituições mais adequadas para provê-las.

Felix explica que, mais que um catálogo de organizações e de iniciativas inovadoras, a plataforma do PTV Paraná é uma ferramenta de gestão. “A plataforma reúne uma lista de cadastro e um mapa de calor, que apresenta a distribuição dos ativos no Estado, orientando o acesso pelas empresas aos produtos e serviços tecnológicos e na tomada de decisão.

Cada instituição pode se cadastrar e catalogar seus programas de financiamento à inovação e seus projetos de pesquisa, por exemplo. A intenção, segundo o diretor-presidente do Tecpar, é que a plataforma seja a ferramenta de gestão dos ativos tecnológicos paranaenses da Secretaria de Ciência e Tecnologia, instituição responsável pelo projeto.

A plataforma ainda funciona como uma rede social, na qual os seus integrantes podem criar fóruns e trocar informações sobre projetos inovadores no Estado. Para catalogar sua organização ou iniciativa, é preciso acessar o site ptvparana.com e fazer o cadastro.

LEGISLAÇÃO - O PTV Paraná foi criado pelo Decreto 8938/13, que instituiu os objetivos do parque tecnológico, entre eles o apoio e o fortalecimento dos Parques e Incubadoras Tecnológicas existentes, ou que vierem a ser implantados no Estado, e a promoção da atração, do desenvolvimento e da fixação de empresas de base tecnológica em uma plataforma de apoio integrado, em qualquer dos municípios do paranaenses.

O decreto institui ainda o Comitê Gestor do PTV Paraná, formado pelo Tecpar, secretarias Estado de Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento Urbano, da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, além de outras entidades: Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap); Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR); Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp); Instituições Federais de Ensino Superior do Paraná; Instituições Privadas de Ensino Superior do Paraná; Agência Paraná de Desenvolvimento do Paraná (APD); Fomento Paraná; e Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (Fundarauc).

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.