Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto de Lei de autoria da deputada Luciana visa estimular a retomada segura dos eventos culturais e esportivos no estado.

Com o intuito de estimular e apoiar o segmento cultural, de promoção de eventos esportivos e a realização segura de espetáculos culturais com participação de público, em conformidade com os protocolos sanitários para evitar a propagação da pandemia do novo coronavírus, a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) protocolou um projeto de lei que implanta o pagamento da meia entrada para pessoas comprovadamente vacinadas contra a covid-19, sem distinção de horário e data.

O desconto poderá ser adotado também pelas empresas e estabelecimentos promotores de eventos de lazer, exposições de arte, exibições cinematográficas e teatrais, apresentações musicais, entre outras similares, e deverá vigorar pelo período de um ano após extinto o estado de calamidade pública para enfrentamento e resposta à pandemia do novo coronavírus no Paraná. O segmento cultural tem sido um dos mais prejudicados pela pandemia da covid-19, pois foi o primeiro a paralisar suas atividades e deverá ser o último a retomar o funcionamento normal, além do tempo que levará para recuperar o prejuízo decorrente desse período todo em que ficou impossibilitado de manter suas portas abertas ou atividades com público presente.

A iniciativa propõe também que os estabelecimentos responsáveis pela realização dos eventos afixem cartazes em locais visíveis nos pontos de venda presencial ou online de ingressos, informando as condições para a utilização da meia entrada. A deputada, autora do projeto de lei, ao justificar a proposição, lembrou da necessidade da população em manter os cuidados individuais e coletivos e da importância da vacinação em massa para a superação dos problemas derivados da pandemia, ao mesmo passo em que os estabelecimentos dessa natureza precisam voltar a funcionar e os eventos precisam voltar a acontecer.

 “A vacinação da população tem contribuído consideravelmente no controle da pandemia. As reinfecções ou infecções pós-vacina, em sua grande maioria, têm sido leves”, disse Luciana. “A vacinação é um ato de responsabilidade social. No entanto, mesmo com o comprovado resultado e eficácia desse procedimento, existe uma parcela da população que, por falta de informação ou mesmo por intransigência, recusa-se a tomar a vacina”, ponderou.

No texto da proposta, a deputada reforça que “o projeto tem o intuito de valorizar a decisão de quem optou pela vacina ao mesmo tempo em que contribui para conferir mais segurança às pessoas em atividades com público”.  “O momento econômico, com alta da inflação e consequente redução do poder de compra, afasta uma parcela da população das atividades de lazer e de entretenimento. Nesse sentido, a possibilidade de pagar menos em certas atividades pode movimentar um pouco mais os estabelecimentos, contribuindo também com a geração de renda para os profissionais destas áreas, tão penalizados pela pandemia e tão responsáveis no cumprimento dos protocolos sanitários internacionais”, avalia.

Thea Tavares/Ascom

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.