Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A maioria das prefeituras paranaenses deu o primeiro passo para receber recursos do Governo do Estado e garantir os direitos de quem passou dos 60 anos. Dos 399 municípios paranaenses, 86% constituíram conselhos da pessoa idosa, superando, proporcionalmente, São Paulo (83%) que estava em primeiro lugar.

É por meio desses conselhos que é definido como recursos serão aplicados nos municípios para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas. Atividades para esse público são essenciais para o bom envelhecimento, conforme explicou o médico Marcos Cabrera, no Seminário de Valorização à Pessoa Idosa, promovido pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.

VALORIZAÇÃO - Cerca de 800 pessoas lotaram o Canal da Música, em Curitiba, nesta sexta-feira (29), para  o Seminário, em comemoração ao Dia do Idoso (neste domingo, 1º de outubro). Além de apresentação do Coral da Paranáprevidência, e da palestra bem-humorada do geriatra, foi lançada a campanha de valorização da pessoa idosa para rádio e televisão e a cartilha “Conhecendo os direitos da pessoa idosa”.

“O que fazemos nessas campanhas e nesses seminários é fomentar a participação de pessoas idosas para que vivam, convivam, compartilhem a vida. Para que sejam atuantes em todas as áreas”, afirmou a secretária da Família, Fernanda Richa.

Cabrera explicou que gestores, ao proporcionar espaços públicos de convivência e oferecer cursos de aprendizado, colaboram para que a população com mais de 60 anos viva melhor. “A ciência reconhece que a socialização é remédio e estratégia de promoção de saúde. É importante ter convivência, com discussões e desafios. O isolamento é indicador de doença maior que o tabagismo”.

ESTRUTURA - Para promover qualidade de vida para a pessoa idosa é fundamental que o município se estruture. Ter conselho municipal é o primeiro passo para que as prefeituras recebam apoio financeiro do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Fipar), repassado pela Secretaria da Família.

Em seguida, a prefeitura deve criar fundos e planos municipais direcionados a essa população. Jarany Maranhão Bussman, 78 anos, é representante da sociedade civil, no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDI), há cerca de 10 anos. Pensou que fosse só aprender no Conselho, mas percebeu que tinha muito a contribuir para defender direitos. “A gente destaca a importância do conhecimento do Estatuto do Idoso. Todos têm direito de ser respeitado de ter a autoestima levada em conta”, resumiu.

Em 31 de dezembro de 2016, oficialmente, o Paraná possuía apenas um Plano Municipal dos Direitos da pessoa Idosa (Curitiba). Porém, até setembro de 2017, já estavam constituídos 342 conselhos, 175 fundos e 60 planos. A equipe técnica da Secretaria da Família promove capacitações e palestras para incentivar a implantação das instâncias para captação de recursos.

RECURSOS – Em 2014, a Secretaria da Família assumiu a política da pessoa idosa no Paraná e, no mesmo ano, foi o lançamento do Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que direciona as políticas públicas de acordo com o Estatuto Estadual do Idoso. No ano seguinte, o Governo do Paraná determinou que todas as empresas estatais destinassem 1% do valor devido do Imposto de Renda ao Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Fipar).

Do valor destinado pelo fundo, R$ 4 milhões estão disponíveis para prefeituras promoverem ações e serviços de prevenção, proteção e defesa de direitos, que melhorem a qualidade de vida da pessoa idosa. Entidades que atendem esse público também poderão acessar mais R$ 4 milhões, pelo edital que será lançado em breve. A liberação desses recursos é feita pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, depois da destinação aprovada pelo Conselho Estadual da Pessoa Idosa.

CAMPANHA – A campanha para televisão e rádio lançada nesta sexta e que será veiculada a partir de segunda-feira em rádio e televisão ressalta a importância da experiência para lidar com situações do cotidiano. “A campanha surgiu com o propósito de valorizar essa fase da vida. Muitas pessoas têm sentimento de desvalia quando alcança a aposentadoria. A campanha resgatar tudo que essas pessoas contribuíram e o que mais podem contribuir”, explicou Fabiana Longhi, coordenadora da Política da Pessoa Idosa, pela Secretaria da Família.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.