Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Segundo Mapa do Trabalho Industrial, do SENAI, áreas de metalmecânica e logística demandarão técnicos capacitados em quatro anos

O estado do Paraná terá de qualificar 852.046 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e divulgado nesta segunda-feira (30).

A gerente executiva de Educação do Sistema FIEP, Giovana Chimentão Punhagui, acredita que essa será uma boa oportunidade tanto para quem já está no mercado de trabalho quanto para quem está à procura do primeiro emprego.

 “A educação profissional no Brasil é uma área estratégica, pois qualifica o profissional para as demandas que o mercado de trabalho precisa. Essa necessidade é uma grande oportunidade para que os jovens que estão escolhendo uma profissão ou aqueles trabalhadores que desejam se recolocar no mercado de trabalho, possam ter essa chance de entrar para o setor produtivo”, aponta.

Demanda

Na lista das áreas com maior demanda de técnicos até 2023, a de logística vai precisar de 10.875 profissionais. No ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Logística (Abralog), o setor movimentou cerca de R$ 850 bilhões no país.

Os dados do SENAI mostram, ainda, que mais de 100 mil jovens ou profissionais de variados níveis de escolaridade precisam ser qualificados e desenvolver novas competências nesse mesmo setor para os próximos anos. Isso, segundo o presidente da Abralog, Pedro Moreira, deve ser visto como uma oportunidade pelos brasileiros.

“O setor de logística estima uma boa oferta de emprego e é promissor. Para o profissional que quiser buscar uma especialização, realmente a logística é um caminho muito interessante, principalmente na retomada econômica. Nessa hora, a capacitação técnica será muito importante", ressalta Moreira.

Para o senador Flavio Arns (REDE-PR), muitos jovens ainda não sabem o que fazer após a conclusão do ensino médio. Ele acredita que a educação profissional pode ser um passo importante para essa descoberta, além de suprir a demanda do mercado. “O ensino técnico é essencial, tem que ser valorizado e prestigiado no Brasil. A maioria dos que fazem o ensino técnico, vão para o ensino superior. Assim, nós vamos desenvolver o Brasil”, salienta.

Formação

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial, entre as ocupações que exigem cursos de qualificação e que mais vão demandar profissionais capacitados, estão as de operadores de máquinas para costura de peças do vestuário (23.090) e as de mecânicos de manutenção de máquinas industriais (12.751).

Já em relação à formação técnica, as ocupações industriais com maior demanda dentro e fora da indústria são de técnicos de controle da produção (15.409) e técnicos de planejamento e controle de produção (10.056).

Para quem tiver interesse em saber mais sobre alguma dessas áreas, basta acessar senaipr.org.br ou comparecer a uma das unidades do SENAI. Mais informações podem consultadas pelo telefone (41) 3271-9000.

Cristiano Carlos/Agência do Rádio

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.