Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, participou ontem (9), em Brasília, de reunião com a primeira-dama Marcela Temer sobre o programa Criança Feliz. O programa tem foco no atendimento à primeira infância, período de zero a seis anos, com a assistência às crianças carentes e seus familiares. O Paraná sediará a partir da próxima semana, de 13 a 23 de fevereiro, a etapa regional Sul da mobilização do Criança Feliz. O evento reunirá técnicos do governo federal e dos três estados para capacitação e troca de experiências sobre a atenção às crianças. 

O evento no Palácio do Planalto reuniu ministros, vice-governadoras e primeiras-damas de todo o País para debater ações do programa, com palestras de especialistas e gestores sobre o tema. “Estamos unindo esforços do Governo Federal, estados e municípios para investir no período mais importante do desenvolvimento das crianças. Teremos políticas integradas em diversas áreas. O Paraná será um dos grandes parceiros do Criança Feliz”, afirmou a vice-governadora Cida Borghetti. 

Marcela Temer, embaixadora do programa, afirmou que a união será necessária para que a inciativa possa atingir seu público-alvo e explicou que a intenção é fortalecê-lo nos municípios. “O Criança Feliz não é uma política pública que vai gerar resultados a curto prazo. É uma semente que está sendo plantada agora para que seja colhida nos próximos anos”, disse. 

Para mobilizar a sociedade, o programa, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, contará agora com o apoio de instituições como a Rede Sarah, Instituto Ayrton Senna e de representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 

CAPACITAÇÃO - O Paraná sediará a partir da próxima semana, de 13 a 23 de fevereiro, em Curitiba, a etapa regional Sul da mobilização do Criança Feliz. O evento reunirá técnicos do governo federal e dos três estados para capacitação e troca de experiências sobre a atenção às crianças. A programação contará com cursos, palestras, oficinais, visitas à Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), entre outras atividades. 

O treinamento terá a participação do coordenador do Criança Feliz, o secretário de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Halim Girarde. Mobilizações regionais semelhantes ocorrerão simultaneamente em todo o País. 

CRIANÇA FELIZ - Lançado em outubro de 2016, o Criança Feliz tem foco nos primeiros mil dias de vida. A iniciativa irá acompanhar crianças de 0 a 3 anos do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), incluindo as vítimas de microcefalia por zika vírus. 

O Criança Feliz integrará ações de várias áreas, como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura. As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados que farão visitas domiciliares periódicas para estimular o desenvolvimento infantil. 

O programa é norteado pelo Marco Legal da Primeira Infância, considerada a legislação mais avançada no mundo na atenção às crianças. O texto da lei institui uma política integrada da primeira infância para promover o desenvolvimento humano a partir de ações específicas voltadas às crianças de zero a seis anos.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.