Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Serviço Social Autônomo (Paranacidade) completa 20 anos em 2016. Para comemorar, um jantar de confraternização reuniu nesta semana, no restaurante Dona Helena, em Curitiba, os ex-secretários do Desenvolvimento Urbano e superintendentes do órgão, Lubomir Ficinski, Roberto Dimas Del Santoro, Renato Adur, Wilson Bley Lipski, João Carlos Ortega, e o atual, Ratinho Junior.

"Hoje é um dia de agradecimento. Estamos reunidos aqui para comemorar a história do Paranacidade. Todos aqui já viajaram para algum lugar, não é mesmo? E qual a melhor parte da viagem? A volta para casa. E é justamente o que estamos fazendo aqui esta noite, voltando para casa, resgatando e valorizando as pessoas que ajudaram a construir as cidades do Paraná e a fazer do Paranacidade uma instituição respeitada no Brasil e no exterior", comemorou Ratinho Junior.

Além deles, de todos os funcionários, colaboradores e chefes dos Escritórios Regionais do Paranacidade, estiveram presentes o ex-governador Orlando Pessuti, representando o BRDE; o diretor de operações do setor público da Fomento Paraná e representante do governador Beto Richa, o arquiteto Omar Sabbag Filho; o gerente geral da Caixa Econômica Federal (CEF), Sérgio Fernando Protz; e o representante do Banco do Brasil, Sebastião Soares.

As comemorações tiveram início com um discurso da advogada, e funcionária do Paranacidade desde o seu início, Rosana de Fátima Menarin. "A história desta entidade é resultado de uma construção, permanente e ininterrupta, de todos aqueles que acreditam que a força do conjunto é mais do que a soma de interesses particulares. Foram 20 anos bem vividos", destacou Rosana.

LEGADO - Em seguida, cada ex-secretário e superintendente recebeu de funcionários, um crachá e um capacete do Paranacidade. O primeiro, criador do Paranacidade, Lubomir Ficinski, fez um breve relato de sua história. Desde quando pensou que, se algum dia tivesse oportunidade, criaria uma entidade que fosse extremamente eficiente, que respeitasse os prefeitos e na qual eles pudessem realmente expor os seus problemas. E que fosse composta por pessoas da melhor qualidade.

"Esta entidade, o Paranacidade, provou ser tão eficiente, que o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) veio a Curitiba festejar o fechamento do projeto. Ele me disse o seguinte: eu fui a muitos inícios de projetos, mas este é o primeiro que eu fecho", lembrou Ficinski.

Depois dele, foi a vez de Roberto Dimas Del Santoro. Ele agradeceu a Lubomir, a quem chamou de pai, e a todos que acreditaram, naquela época, que era possível fazer uma coisa diferente, em um projeto novo. Já Renato Adur fez um pequeno depoimento sobre a sua chegada ao Paranacidade. Ele contou que se surpreendeu favoravelmente com a qualidade e a expertise da equipe formada na gestão anterior.

"Ao completar três anos de gestão, levamos mais de quatro mil obras nos 399 municípios do Paraná. Nós reconhecemos o trabalho feito na gestão anterior, aplicamos aquilo que já havia sido conquistado pela gestão anterior e deixamos um legado para as gestões futuras". Adur ainda contou que, ao final do trabalho, receberam do BID um certificado e o reconhecimento que o Paranacidade era um exemplo para o Brasil em termos de tecnologia, desenvolvimento e planejamento.

ALÉM DAS OBRAS - João Carlos Ortega agradeceu ao secretário Ratinho Junior pela oportunidade de substituí-lo, por um período, como secretário e superintendente, e de hoje estar novamente diretor-geral da Secretaria. Após os agradecimentos, Ortega afirmou que, conhecendo como cada profissional trabalha, concluiu que eles vão além da obra, além da capacidade. "Vocês são demais!", festejou.

O superintendente executivo do Paranacidade, Wilson Bley Lipski, fez um discurso de agradecimento pela possibilidade de estar há 14 anos no Paranacidade, não só à frente da Superintendência Executiva, como também secretário e superintendente, advogado e assessor jurídico.

"Nós construímos, nestes 20 anos, mais de 15 mil ações. Talvez na rotina, a gente não se dê conta do que já fizemos. Mas nós também estabelecemos políticas públicas, executamos e construímos a cada dia um Paraná melhor, o Paraná que nós queremos e que nós merecemos", afirmou.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.