Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Incra e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) atuarão em parceria, por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED), para viabilizar ações de governança fundiária no Paraná nos próximos quatro anos (2022 a 2025) e atender agricultores familiares e beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Na terça-feira (1/2), o superintendente regional do Incra/PR, Robson Luís Bastos, e o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, autorizaram o início dos trabalhos no Estado.

Dentre as ações definidas na parceria estão a gestão documental, georreferenciamento em assentamentos e glebas federais, além de supervisão ocupacional em lotes da Reforma Agrária. O investimento previsto no TED é de R$ 30,5 milhões pelo Governo Federal.

As atividades serão coordenadas pelo Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB), vinculado ao Departamento de Geografia da UFPR. O Laboratório tem como missão “entregar produtos com alta qualidade com o intuito de subsidiar tomadas de decisão de forma mais assertiva” e conta com profissionais de diferentes áreas, como geógrafos, engenheiros cartógrafos, advogados, engenheiros florestais, gestores ambientais, entre outros. O LAGEAMB é coordenado pelo professor doutor Eduardo Vedor de Paula, que também coordenará o projeto conjunto com o Incra.

No TED, serão georreferenciados 3.099 lotes em assentamentos no Paraná, assim como será realizado levantamento da base fundiária do Incra, para caracterização da situação registral das glebas federais. Outra atividade será a análise e instrução processual de até 13.883 processos administrativos de beneficiários da Reforma Agrária e a supervisão ocupacional em 159 assentamentos federais no Estado, dentre outras ações - a exemplo de digitalização de documentos e conclusão de processos de titulação.

Para o superintendente do Incra/PR, o TED vai permitir maior segurança jurídica aos agricultores. “São pessoas que aguardam os títulos de terra há várias gerações familiares e que, com a regularização fundiária, poderão produzir com um grande diferencial - que é o cuidado com o meio ambiente”, diz Bastos. Segundo o reitor da UFPR, a parceria com o Incra aproxima mais a universidade da sociedade. “É uma grande satisfação de estar trabalhando junto com setores da população tão importantes, como os da agricultura, e esse trabalho é uma forma de cumprimento da função educacional”, afirma Fonseca.

Ascom/Incra/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.