Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A nova plataforma do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV Paraná), que pretende atrair e fixar empresas de base tecnológica em todo território paranaense, já catalogou quase 200 ativos tecnológicos no estado desde o seu lançamento, em novembro deste ano. A maioria dos cadastros é de organizações paranaenses e de invenções e patentes produzidas no Paraná.

O PTV Paraná centraliza os ativos tecnológicos e processos de negócios em uma plataforma única, reunindo institutos de ciência e tecnologia (ICTs), núcleos de inovação tecnológica (NITs), empresas de base tecnológica, incubadoras e parques tecnológicos, centros de promoção de empreendedorismo, entidades prestadoras de serviços tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa.

Dentre os quase 200 cadastros, a maioria refere-se a organizações e empresas e a ativos de propriedade intelectual – dentre os quais, invenções, pedidos de patentes de marcas e direitos industriais, científicos ou literários. 

Como exemplo de cadastro de propriedade intelectual há o processo de produção da levedura Saccharomyces cerevisiae ativa enriquecida, feita pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e o Sistema Automatizado de Leitura em Braile, cadastrado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

De acordo com o Júlio C. Felix, diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a plataforma, gerenciada pela instituição, foi reformulada para aproximar o empreendedor tecnológico aos ativos científicos e tecnológicos e de inovação do estado. “Além de cumprir esse papel, a plataforma tem se mostrado uma grande ferramenta de informação de Ciência, Tecnologia e Inovação no Paraná”, diz.

CATÁLOGO DE INOVAÇÃO - Com a ferramenta, a sociedade paranaense pode conhecer os ativos tecnológicos do Estado, catalogados em sete categorias: Pessoas, Organizações, Programas e Incentivos, Projetos e Iniciativas, Produtos, Propriedade Intelectual e Serviços. A ferramenta também abre espaço para fóruns e para atualização de calendário de eventos.

Os empresários paranaenses podem, com a nova plataforma, informar suas demandas por soluções tecnológicas e conhecer as instituições mais adequadas para provê-las.

Mais que um catálogo de organizações e de iniciativas inovadoras, porém, a plataforma do PTV Paraná é uma ferramenta de gestão, reunindo uma lista de cadastro e um mapa de calor, que apresenta a distribuição dos ativos no Estado, orientando o acesso pelas empresas aos produtos e serviços tecnológicos e na tomada de decisão.

PLATAFORMA - Cada instituição pode se cadastrar e catalogar seus programas de financiamento à inovação e seus projetos de pesquisa, por exemplo. A plataforma será a ferramenta de gestão dos ativos tecnológicos paranaenses da Seti, que é a instituição responsável pelo projeto.

A plataforma ainda funciona como uma rede social, na qual os seus integrantes podem criar fóruns e troca de informações sobre projetos inovadores no Estado. Para catalogar sua organização ou iniciativa, é preciso acessar o site ptvparana.com e fazer o cadastro.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.