Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Você sabe quanto o seu município prevê destinar anualmente para políticas e ações de atenção à infância e à adolescência? E tem noção de qual parcela desse dinheiro chega a ser realmente aplicada na área? Para ajudar a população, as organizações da sociedade civil e os órgãos de controle a fazer o acompanhamento e a fiscalização da efetividade desses investimentos públicos, o Ministério Público do Paraná e o Centro Marista de Defesa da Infância lançam hoje, 23 de junho, em live, a plataforma "Orçamento Criança e Adolescente (OCA)”.

Trata-se de uma ferramenta digital interativa, que pode ser consultada por todos os interessados, com a programação e a realização de investimentos públicos em ações voltadas à infância e à adolescência nos 399 municípios do Paraná. A publicação dos dados está organizada em três áreas: educação (projetos que promovem educação, cultura, lazer e esporte); saúde (contempla o conjunto de ações de promoção de saúde, saneamento e habitação) e assistência social (iniciativas de promoção de direitos e proteção e assistência social).

Pela metodologia desenvolvida, a partir de informações disponibilizadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), são filtrados os dados do orçamento exclusivo para a área da infância e da adolescência, em cada cidade do Paraná (a exemplo dos recursos investidos na educação infantil), e também não exclusivo (como programas de habitação popular, que atingem toda a família e não apenas crianças e adolescentes). Ainda são apresentados os valores referentes a gastos não exclusivos com infraestrutura (vias públicas, praças, entre outros), que acabam por beneficiar indiretamente esse público.

O painel digital interativo do OCA está disponível para uso de toda população, bastando para isso clicar aqui. Antes, assista ao vídeo que mostra mais detalhes sobre a plataforma e orientações de como utilizá-la.

Prioridade absoluta

“O adequado acompanhamento da previsão e da destinação orçamentária para a implementação de políticas públicas específicas constitui mecanismo indispensável para a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes. Com essa ferramenta qualquer pessoa poderá verificar se o gestor público municipal está efetivamente cumprindo com as previsões constitucionais e legais que conferem prioridade absoluta à garantia dos direitos da população infantojuvenil”, explica o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, ao falar sobre a importância da iniciativa.

Por meio da plataforma, será possível descobrir, por exemplo, a porcentagem do recurso investido em relação ao orçado, bem como qualificar a análise da eficiência da gestão municipal na aplicação dos recursos. “Isso é importante porque nem sempre quem gasta mais, obtém os melhores resultados. A ferramenta poderá auxiliar os municípios e a população a fazer o controle social sobre a garantia e a execução do orçamento voltado à efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes”, acrescenta Débora Reis, coordenadora do projeto pelo Centro Marista de Defesa da Infância.

Metodologia

A plataforma OCA começou a ser desenvolvida em agosto de 2018, numa parceria entre MPPR, por meio da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação, e o Grupo Marista, a partir do Centro Marista de Defesa da Infância.

A primeira fase do projeto teve como objetivo a definição da metodologia OCA, com aplicação em quatro municípios do estado. O processo foi baseado em adaptação de métodos de leitura do orçamento voltado à criança e ao adolescente, como a publicação “De olho no Orçamento Criança” – Atuando para priorizar a Criança e o Adolescente no Orçamento Público, da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedo), Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), e em orientações técnicas e metodológicas do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Em 2019, na segunda etapa, a metodologia foi estendida aos 399 municípios do estado, com análise preliminar do orçamento aplicada a uma amostra de nove municípios. Neste ano, a base orçamentária OCA referente ao período que se estende de 2013 a 2017 de todos municípios do estado foi tratada e disponibilizada na internet em formato acessível e simples de se consultar, para que toda a população possa acompanhar a execução orçamentária na em cada cidade.

Asimp/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.