Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O esforço da comunidade escolar de 13 escolas públicas paranaenses em melhorar os seus índices no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi reconhecido no 1° Prêmio Professor Belmiro Castor de Educação. A solenidade de entrega dos prêmios ocorreu na Universidade Positivo, em Curitiba, e contou com a participação de escolas de Foz do Iguaçu, Maringá, Bandeirantes, Toledo, Quedas do Iguaçu, Curitiba, Londrina e Arapoti.  O Ideb mede o conhecimento dos estudantes em matemática e português, além da taxa de aprovação, e foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), em setembro, referente ao ano de 2015.

O Prêmio foi criado pelo Centro de Educação João Paulo II (CEJPII), e contou com o apoio da Editora Positivo e Governo do Estado do Paraná, para reconhecer as melhores e maiores evoluções em termos pedagógicos em escolas públicas de Educação Básica em todo o estado. “É também uma forma de oferecer uma pequena contribuição na melhoria da formação das crianças paranaenses, mantendo viva a memória de Belmiro Castor - um grande incentivador da educação paranaense, falecido em 2014”, ressaltou o Diretor Geral da Editora Positivo, Emerson dos Santos.

As 13 escolas selecionadas foram premiadas na categoria Ensino Fundamental I ou II, sendo observado o maior Ideb e a maior evolução absoluta de Ideb. Foram premiadas as 1º, 2º e 3º colocadas em cada categoria. As escolas foram agraciadas com um baú de literatura ofertado pela Editora Positivo, contendo obras diversas de literatura infantil, dicionário Aurélio, além de livros específicos para a formação do corpo docente.

Resultados

As escolas públicas vencedoras na categoria ensino fundamental (1º ao 5º ano) tiveram índices superiores à nota média nacional do Ideb que foi de 5,5 e também das privadas, com média de 6,8. As escolas municipais Frederico Engel, de Foz do Iguaçu, e Ariovaldo Moreno, de Maringá, atingiram um Ideb de 8,5. Já a Escola Municipal Benedicto João Cordeiro, de Foz do Iguaçu, cujo Ideb de 2015 foi de 8,4, ficou na terceira colocação.

Do 6º ao 9º ano os índices também superaram a média nacional. O Colégio Estadual Castro Alves, de Quedas do Iguaçu, conquistou um Ideb de 6,6 enquanto a Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli, de Curitiba, e o Colégio Estadual Ulysses Guimarães, de Foz do Iguaçu, alcançaram a nota de 6,3. A média nacional das escolas foi de 4,5 e a dos centros de ensino privados foi de 6,1.

Foram reconhecidas, ainda, as instituições que apresentaram avanços consideráveis entre 2013 e 2015 no Ideb.  Receberam homenagens - do 1º ao 5º ano do ensino fundamental - as escolas municipais Maria Inês Speer Faria, de Bandeirantes; Arsênio Heiss e Jardim Concórdia, de Toledo. Já os colégios estaduais Tsuru Oguido, de Londrina; Costa Neto, de Arapoti; além de dois colégios de Curitiba, Tiradentes e Silvestre Kandora, foram homenageados por seus resultados do 6º e o 9º ano do ensino fundamental.

Para a professora Neiva Vieira, do Colégio Estadual Castro Alves, de Quedas do Iguaçu, “é uma alegria para a escola ter este reconhecimento público”. “Cabe agora à toda comunidade escolar manter e superar estas metas”, destacou. De Bandeirantes, a professora Rosana Aron disse que o prêmio foi inesperado e deixou a todos muito felizes. “O baú literário da Editora Positivo também vai enriquecer nossa biblioteca. É com a leitura que se constrói cidadãos melhores e mais conscientes”, enfatizou.

Para a professora Adriane Camargo, da Escola Estadual Tsuru Oguido, de Londrina, “o prêmio foi uma surpresa e o grupo de professores, especialmente, está muito satisfeito com os avanços obtidos”. Ela que atua na biblioteca adorou o baú literário e garantiu que servirá de grande estímulo para as crianças. De Maringá, a professora Rosicler dos Santos Machado, da escola Municipal Ariovaldo Moreno, também não escondia a alegria. “Estávamos ansiosos pelo resultado do Ideb pois trabalhamos o ano todo pensando nas melhores práticas e estratégias a fim de melhorar o aprendizado de nossas crianças. O resultado 8,5 foi um sonho e também representa um grande desafio a ser mantido nos próximos anos”, garantiu. Do seu ponto de vista, o baú literário da Editora Positivo foi um presente às crianças e será muito bem aproveitado em novos projetos.

Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.