Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, vai reconhecer, valorizar e divulgar as indústrias, empresas e instituições públicas e da sociedade civil que realizam projetos em prol dos ODS

Erradicar a pobreza, oferecer educação de qualidade para todos, reduzir a desigualdade social e promover a igualdade de gênero. Estes são alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que têm como meta fazer do mundo um lugar melhor para se viver. Para que estes objetivos sejam cumpridos, empresas, indústrias e organizações devem realizar ações que proporcionem desenvolvimento social, econômico e ambiental. Há quatro anos, o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, promove o Prêmio Sesi ODS, com o intuito de estimular as instituições a realizarem projetos relacionados aos ODS e, assim, contribuir para o alcance da Agenda 2030. “O Prêmio Sesi ODS é um reconhecimento e um incentivo para a continuidade dos projetos que impactam de forma positiva os municípios paranaenses”, comenta Maria Cristhina de Souza Rocha, gerente de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep.

A entrega do prêmio ocorrerá durante o Congresso Sesi ODS, em setembro e podem participar indústrias e comércios de pequeno, médio e grande porte; instituições de poder público e organizações da sociedade civil com abrangência municipal, estadual e federal e instituições de ensino básico ou superior, públicas ou privadas. O pré-requisito é que a organização desenvolva práticas em consonância com pelo menos um dos ODS há, no mínimo, um ano. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 31 de maio, pelo site www.portalods.com.br.

As propostas enviadas pelos inscritos serão avaliadas com base nos seguintes critérios: histórico, justificativa, principais objetivos, metodologia, avaliação, resultados e evidências. Os projetos que conquistarem uma nota superior a 5,00 receberão o Selo Sesi ODS. O primeiro colocado de cada subcategoria receberá o troféu IV Prêmio Sesi ODS 2019; o segundo lugar receberá menção honrosa; e todos os finalistas receberão um certificado.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em 2015, líderes mundiais reuniram-se na Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolveram metas e planos de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir paz e prosperidade para todos. Para isto, foram pensados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta lista de tarefas objetiva que, até 2030, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema, além de proteger o planeta de efeitos adversos da mudança climática.

Confira todos os 17 ODS:

ODS 1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

ODS 2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e

Promover a agricultura sustentável.

ODS 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

ODS 4 – Garantir a igualdade de gênero e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos.

ODS 5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

ODS 6 – Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

ODS 7 – Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

ODS 8 – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego, pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

ODS 9 – Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

ODS 10 – Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles.

ODS 11 – Tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

ODS 12 – Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis.

ODS 13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

ODS 14 – Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

ODS 15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, bem como deter e reverter a degradação do solo e a perda da biodiversidade.

ODS 16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

ODS 17 – Fortalecer os mecanismos de implantação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Asimp/Sistema FIEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.