Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Programa Leite das Crianças, oferecido pelo Governo do Estado, completa 16 anos de existência e tem sua eficiência comprovada pela quase totalidade dos beneficiados.

Pesquisa feita recentemente por técnicos dos Núcleos Regionais da Secretaria de Estado da Agricultura com 1.351 mães mostrou que 93,4% o consideram indispensável na alimentação dos seus filhos.

Com atendimento diário a aproximadamente 120 mil crianças, o programa contribui para a prevenção da desnutrição infantil, fomento da bacia leiteira, promoção do desenvolvimento local e para a geração de renda aos agricultores familiares.

Relatórios emitidos em dezembro de 2018 pela Secretaria de Estado da Saúde comprovam que 90,6% das crianças beneficiárias estão com peso adequado para a idade. O grande diferencial do programa é a adição do complexo vitamínico e de minerais ao leite (Vitaminas A e D, Ferro e Zinco), um reforço para o desenvolvimento e a imunidade das crianças.

Segundo a nutricionista e diretora do Departamento de Segurança Alimentar, da Secretaria da Agricultura, Márcia Stolarski, a oferta regular do leite pasteurizado enriquecido às crianças em insegurança alimentar garante o aporte de nutrientes essenciais ao desenvolvimento e crescimento, ajuda a manter o peso e altura ideais para a idade, melhora a imunidade, previne a desnutrição e a anemia, entre outros benefícios. “É importante destacar que o cérebro da criança continua a se desenvolver, atingindo o auge nos primeiros três anos de vida”, afirma.

“A suplementação é uma política preventiva muito mais econômica do que realizar o tratamento curativo, que, muitas vezes, não recupera o potencial de desenvolvimento das crianças afetadas”, diz o coordenador do programa, Masaru Sugai.

Satisfação

Cibele Cristina Oliveira de Azevedo, beneficiária do programa desde 2017 em Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, atualmente está desempregada. Ela consegue o leite para a filha de dois anos e cinco meses através do programa, já que a renda familiar não permitiria esse tipo de alimentação diária. “Quando comecei, ela estava bem magrinha. Depois desse leite, ela se desenvolveu bem e come muito bem”, conta a mãe.

A trabalhadora doméstica Roseli dos Santos Benedito, de Cornélio Procópio, participa do programa desde fevereiro deste ano, garantindo leite para um de seus filhos, de um ano e nove meses. “Eu já senti muita diferença. Agora ele come melhor e mama bem”, diz.

Controle de qualidade

Além das crianças atendidas, o Leite das Crianças beneficia 5.151 produtores de leite, por meio da participação de 40 usinas. Recentemente, houve a assinatura de aditivos de prazo com os fornecedores, que garantem o atendimento até março de 2020. Ainda este ano, deve ser aberto novo credenciamento para as usinas interessadas no fornecimento ao Programa Leite das Crianças.

O secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, afirma que este cenário contribui para o desenvolvimento da cadeia do leite no Paraná, agregando valor e renda à produção. O Programa é um instrumento eficaz na melhoria da qualidade do leite ao fazer exigências higiênico-sanitárias, tanto por parte dos Serviços de Inspeção dos Produtos de Origem Animal quanto da Vigilância Sanitária, as quais o PLC controla e remunera de acordo com os índices de qualidade do produto entregue.

“Ao fiscalizar, cobrar instalações e procedimentos que atendam às exigências higiênico-sanitárias, manter rigoroso controle mensal sobre a qualidade do leite e efetuar o pagamento diferenciado pela qualidade do produto, o Leite das Crianças cria um círculo virtuoso que transcende a abrangência do programa, beneficiando grande parte da população paranaense”, diz Ortigara.

Histórico

O Programa Leite das Crianças foi instituído em maio de 2003 para criar uma rede de proteção alimentar destinada a crianças de seis a 36 meses.

Participam diretamente as Secretarias de Estado da Saúde, Agricultura e do Abastecimento, da Educação, e da Justiça, Família e Trabalho.

O preço médio do litro de leite em 2018 foi de R$ 2,34. Dados do Ministério da Saúde mostram que o custo médio para recuperação infantil é de R$ 1.477,73/dia com internamento médio de 6,4 dias. Isso significa que o custo de recuperação de uma criança desnutrida é 11 vezes superior ao custo do programa.

Para participar o interessado deve procurar o órgão de Assistência Social do município (Cras ou Creas) mais próximo para ser inserido no Cadúnico, comprovar a renda máxima de meio salário mínimo regional/per capita e apresentar a documentação pessoal e a certidão de nascimento da criança entre 6 a 36 meses.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.