Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em oito anos de atuação, agentes credenciados do Sebrae/PR já visitaram e levaram orientação para quase 200 mil empresas paranaenses

Quem acredita que a solução de um problema nunca bateria à sua porta não conhece o Programa Negócio a Negócio, do Sebrae/PR. Desde 2010, o serviço já levou orientação sobre gestão empresarial a 195 mil microempresas e microempreendedores individuais (MEI) paranaenses, de forma totalmente gratuita. E a meta para este ano é que 26 mil negócios do Estado sejam visitados por um dos 150 agentes de orientação empresarial, que trabalham no esquema de porta a porta.

“Somente nos primeiros meses deste ano já atendemos 5,2 mil empresas. Nossos agentes credenciados estão presentes em aproximadamente 280 dos 399 municípios do Paraná e atuam quase em um processo de ‘arrastão’ porta a porta”, explica Lucas Hahn, coordenador estadual do Programa. O objetivo, destaca, é apontar ao empresário que existe luz no fim do túnel para os problemas trazidos pela conjuntura econômica. “Nesta crise, muitos empresários estão perdidos. O Negócio a Negócio leva essa orientação empresarial e mostra que há, sim, saída”, reforça.

O Programa consiste em duas visitas do agente de orientação empresarial ao negócio, geralmente, com 15 dias de intervalo entre elas. Na primeira, que dura cerca de uma hora, é feito um raio X completo da empresa. “A segunda é a devolutiva desse diagnóstico, quando são apontadas as oportunidades de melhoria e os pontos fortes do negócio. Nessa visita, o agente sugere outros canais, como as Salas do Empreendedor ou pontos de atendimento do Sebrae, onde o empreendedor poderá acessar soluções personalizadas para se aprimorar”, detalha Lucas Hahn.

O objetivo, portanto, é ser o início de um ciclo de relacionamento com as soluções oferecidas pelo Sebrae. “O agente dá um norte: você pode fazer o curso tal, acessar o Clube do Empreendedor para ter ideias. O importante é que a empresa se veja melhor e perceba o que precisa para crescer. São duas visitas apenas, mas que fazem a diferença”, garante o consultor do Sebrae/PR.

Embora as visitas sejam espontâneas, empresas com faturamento anual máximo de R$ 360 mil podem solicitar a presença de um agente pelo Canal de Atendimento do Sebrae/PR, pelo 0800 570 0800. “Nós vamos checar a disponibilidade de agentes naquela localidade e, caso ainda não seja atendida, mas tenha muitas solicitações, podemos estudar a possibilidade de incluí-la no próximo ciclo”, diz Lucas Hahn.

Boas experiências

A Floricultura Capricho, de Londrina, no norte do Estado, já havia sido visitada por agentes do Negócio a Negócio, mas foi apenas em 2016 que a empresária Maria Coracy Ferreira da Silva resolveu arregaçar as mangas e colocar em prática as orientações recebidas. “Da outra vez, acabamos não seguindo o que nos disseram, fomos empurrando com a barriga, mas agora implantamos ideias que nos deram em melhoria de atendimento e, principalmente, frente de loja”, lembra.

Com duas lojas na cidade, a empresária, que também promove eventos, conta que se surpreendeu com os resultados em vendas e em novos clientes. “Muitas vezes, focava em fazer eventos belíssimos, mas os clientes vinham ao escritório, que fica na floricultura, e viam prateleiras vazias, iluminação ruim. E é a primeira impressão que fica. Implantamos as melhorias nesses pontos no final do ano passado e já sentimos a diferença”, comemora. Com dois funcionários fixos e freelancers no fim de semana, Maria e o esposo têm feito cursos online e presenciais do Sebrae/PR, em busca de aprimoramento para o negócio.

A parceria de longa data entre o Sebrae/PR e a Agência WX, que há 13 anos atua no mercado de criação de sites e marketing digital em Curitiba, rendeu aos empresários Eduardo Aristides e Fillipe Neyl algumas visitas dos agentes do Negócio a Negócio. Participante de rodadas de negócios, do Sebraetec e de outros programas, a empresa triplicou o número de colaboradores nos últimos três anos. “Somos meio autodidatas, então, já sabíamos que estávamos fazendo de certo e errado, mas o Programa foi importante para ter uma visão externa. No momento da visita, no final do ano passado, estávamos implementando uma pesquisa de satisfação para o cliente. Também trocamos o sistema de gestão de cobranças, com processos mais automatizados, o que ajudou bastante”, conta Eduardo.

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.