Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A primeira parada da Assembleia é na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – ExpoLondrina, que ocorre entre os dias 6 e 16 de abril.

A Assembleia Legislativa do Paraná vai rodar os principais municípios do interior do Estado. Anunciado oficialmente ontem (27) pela Mesa Executiva, o projeto Assembleia Itinerante vai levar o trabalho do Legislativo para os grandes eventos populares do Paraná. O objetivo é aproximar cada vez mais os parlamentares da população, recebendo propostas, iniciativas, sugestões e demandas de todas as regiões paranaenses. O programa faz parte uma série de medidas administrativas voltadas ao fortalecimento das políticas de transparência adotadas pelo Poder Legislativo, como a realização de concurso público, também anunciado nesta segunda-feira. As exposições agropecuárias de Londrina, em abril, e Maringá, em maio, serão as primeiras a receberem a proposta.

A ideia é que em cada mês do ano a sede do Legislativo seja transferida para feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando assim um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados receberão prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população. Durante a agenda de trabalho, serão distribuídos materiais informativos sobre as atividades legislativas.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), explicou que o projeto vai servir para a aproximação entre a Assembleia e a população e o setor produtivo. “Na prática, vamos organizar reuniões com entidades representativas para que estes possam sugerir e apresentar propostas e iniciativas das regiões. Queremos absorvê-las e fazer os encaminhamentos para a esfera governamental”, disse. “Com o Assembleia Itinerante pretendemos interiorizar a Assembleia. Vamos iniciar por Londrina e na sequência passaremos pelas grandes cidades do Paraná. Além disso, temos vários Títulos de Cidadania Honoraria para serem entregues. Vamos aproveitar para ouvir a sociedade e fazer a entrega destes títulos. São pessoas influentes do interior do Estado. Queremos estar mais perto da população”, completou Traiano.

O primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou a importância de se aproximar o trabalho dos deputados das demandas da população. “O projeto da Assembleia Itinerante é muito importante. Às vezes, o cidadão não tem acesso aos trabalhos desenvolvidos pelos deputados dentro do Parlamento Estadual. A interiorização vai dar oportunidade para que os moradores de uma região leve sua sugestão, sua cobrança, sua crítica. Também poderá indicar um projeto de lei interessante e, sobretudo, cobrar uma ação que não aconteceu, seja uma obra que está parada ou a duplicação de uma rodovia. Quem é o elo do Governo do Estado com os prefeitos? É o deputado estadual. A maioria dos deputados é municipalista, que estão presentes nas cidades. É muito importante para essa Casa ouvir a população do Paraná”, frisou Curi.

A segunda secretária do Legislativo, deputada Maria Victoria (PP), reforçou que a ideia é aproximar cada vez mais a Assembleia Legislativa da população. “O Assembleia Itinerante nos permite ouvir mais de perto as demandas dos paranaenses, sobretudo, daqueles que moram no interior. Começaremos na ExpoLondrina em abril e temos programado uma ação na Expoingá. Inclusive, já entrei em contato com a Sociedade Rural de Maringá sobre a possibilidade de fazermos uma sessão plenária durante a Feira”.

Além do atendimento presencial no interior do Estado, ouvindo diferentes segmentos e recolhendo sugestões, a Assembleia também fará a entrega títulos de menção honrosa do Poder Legislativo a pessoas de destaque na região. O objetivo é valorizar a atuação daqueles que trabalham em prol da comunidade.

A primeira parada da Assembleia é na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – ExpoLondrina, que ocorre entre os dias 6 e 16 de abril. A Assembleia Legislativa recebe a população entre os dias 12 e 15 de abril. No dia 13, ao Poder Legislativo realiza um grande evento aberto ao público, a partir às 19 horas, no auditório do Parque de Exposições, para receber as reivindicações da população. O objetivo é ouvir a sociedade organizada, receber as demandas da região e dar as respostas em formas de leis ou ações junto ao governo estadual e outros órgãos. 

Maringá

Em maio, é a vez de Maringá. A edição 2023 da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) será realizada entre os dias 4 a 14 de maio. A Assembleia participa do evento entre os dias 10 e 13 de maio. Na cidade, o evento para ouvir a sociedade ocorre no dia 12, às 19h, no auditório do Parque Internacional de Exposições de Maringá, quando as entidades entregam as reivindicações da região.

ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.