Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou na sessão da Assembleia Legislativa ontem (22), um projeto de lei tornando obrigatório o uso de máscara de proteção durante o processamento, a manipulação e no momento de servir alimentos ou bebidas em estabelecimentos comerciais ou não, como bares, lanchonetes, restaurantes, praças de alimentação, refeitórios, carros móveis de lanches, e outros congêneres.

"Em que pese estas medidas estarem sendo tomadas neste período de pandemia, queremos que esta ação seja obrigatória em definitivo, pois ao tempo que se fala e manipula alimentos, são emitidas gotículas, ou os chamados perdigotos, que contaminam os alimentos", argumenta Cobra Repórter.

O parlamentar destaca ainda que a obrigação deve atingir todas as pessoas que trabalham em áreas de estoque, produção ou processamento de alimentos, cozinhas e áreas de refeição, como, garçons e garçonetes, maítres, barmans e bartenders, auxiliares, chefes de cozinha, cozinheiros, chapeiros, pizzaiolos, auxiliares de limpeza e serventes, dentre outros.

O projeto de lei prevê ainda que os estabelecimentos devem fornecer as máscaras aos trabalhadores diariamente para exercício de suas funções, na quantidade recomendável segundo as normas técnicas sanitárias e de saúde.

Para os estabelecimentos que não cumprirem as medidas, ficam previstas multas no valor de 10 salários mínimos regionais, multado em dobro em caso de reincidência. A fiscalização e o monitoramento para cumprimento da lei fica a cargo das autoridades estaduais de Proteção e Defesa do Consumidor e vigilância sanitária.

Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.