Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) é um defensor da causa animal e tem apresentado várias propostas no sentido de proteger e dar assistência aos animais de estimação no Estado do Paraná. É autor do projeto que criou o Julho Dourado, um mês de reflexão sobre a saúde animal e contra o abandono, é precursor de uma dos maiores programas de castração do país, o Castrapet e trabalha no sentido de garantir mais atenção para os animais.

Ontem (26), o deputado Cobra Repórter apresentou na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que vai avançar ainda mais na causa animal. Está propondo a obrigatoriedade de prestação de socorro a animais, quando atropelados por condutores de veículos automotores, nas ruas, rodovias e demais vias públicas, ficando sujeito às sanções do código penal.

 “Hoje o que vemos é um descaso, o animal é atropelado e a pessoa sequer tem a consideração de parar e verificar como está o animalzinho. Estamos falando de um ser vivo, que merece a chance de sobreviver. O correto é socorrer ou notificar uma autoridade pública solicitando auxílio. Acidentes acontecem, mas o abandono é cruel”, ressalta o deputado.

O deputado destaca que a medida é válida para qualquer veículo a motor que transporte pessoas, animais ou coisas ou que circulem sobre trilhos. Quanto aos animais, a lei valeria não somente aos animais de estimação domesticáveis, como cães, gatos, equinos, bovinos, caprinos, dentre outros, mas a todo e qualquer animal vertebrado integrante da fauna.

Cobra Repórter lembra ainda que a Declaração Universal dos Direitos Animais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) prevê que todos os animais têm o mesmo direito à vida, ao respeito e à proteção do homem; nenhum animal deve ser maltratado e abandonado e todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida, assim como os os direitos dos animais devem ser defendidos por lei.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.