Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Acadêmicos da UTFPR, em Ponta Grossa, conquistam R$ 10 mil com o projeto que visa transformar borra de café em um produto biodegradável

O projeto “Biocap: Sustentabilidade que Energiza”, da Petri, empresa júnior vinculada à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, é um dos vencedores, na categoria Movimento Empresa Júnior (MEJ), do Desafio Universitário 2023. O evento, de caráter educacional, foi promovido pelo Sebrae e Brasil Júnior, com o objetivo de formar e capacitar estudantes do ensino superior para exercitar competências empreendedoras como desenvolver soluções voltadas a temas ESG (sigla em inglês para governança ambiental e social).

No projeto Biocap, os acadêmicos se basearam em dados sobre borras de café, como quantidade, descarte, impacto ambiental, para utilização em um produto inovador, que o grupo trabalha em segredo, inclusive com possibilidade de se tornar um negócio. A equipe é formada por Maria Eduarda Cardoso, Marco Antonio Fagundes Biscaia, Bianca Rafaela Fabris Plath, Wagner Gabriel Machado da Silva e Gustavo Oliveira Novaes de Macedo, acadêmicos do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

“Para o Biocap, nos baseamos em metodologias existentes. Ele ainda não foi testado, é uma pesquisa. Somos gratos a todo o apoio que tivemos, principalmente da Federação das Empresas Juniores do Paraná [Fejepar] e Núcleo Ponta Grossa de Empresas Júniores. O prêmio nos dá estímulo para continuarmos os estudos, desta vez, em laboratório”, frisa Maria Eduarda.

A consultora do Sebrae/PR, Márcia Beatriz da Silva, evidencia o resultado do Desafio Universitário e a importância de trabalhar a temática ESG, que já é uma realidade corporativa.

 “O reconhecimento de um projeto, que tem à frente acadêmicos do Paraná, é motivo de orgulho. Foram mais de 900 equipes disputando o Desafio. O resultado valoriza o trabalho da equipe do Biocap, que teve a oportunidade de simular a situação real de uma empresa”, comenta.

Além da Biocap, também venceram o Desafio Universitário, na categoria MEJ, o projeto “Governança para Povos Indígenas do Cariri” (CE) e o projeto “Inclusão e sustentabilidade: nanocelulose para gerar acessibilidade” (ES).

Já categoria Externo, os vencedores foram “Revfood: maior conservação dos alimentos a partir de ingredientes da Amazônia” (PA), “Banco de Talentos: conectando pessoas universitárias socioeconomicamente vulneráveis a empresas de impacto” (SP); e “ONG “Faça uma criança sonhar: independência financeira de mulheres grávidas a partir da produção de Ecobags de sacolas de plástico” (RS).  Todas as equipes vencedoras ganharam prêmio em dinheiro, no valor de R$ 10 mil.

Feira do Empreendedor 2023

Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, petshop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site www.sebraepr.com.br/feiradoempreendedor.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.