Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Evandro Araújo (PSC) destacou, durante sessão remota da Assembleia Legislativa do Paraná, ontem (17), Dia Internacional da Reciclagem, a importância dos catadores de materiais recicláveis para assegurar a logística reversa e a reutilização de diversos tipos de resíduos no Paraná. O deputado, que é relator do projeto de lei 55/2021, que institui o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/PR), em tramitação na Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, afirmou que irá atuar para melhorar a proposta do Governo do Estado, principalmente, em relação às cooperativas e associações de catadores.

"Os catadores de recicláveis são os verdadeiros responsáveis por tirarem esses resíduos do nosso ambiente e colocá-los de volta na cadeia da reciclagem. Ou seja, seu trabalho e esforço tem uma função social e ambiental relevante. Como relator da matéria, vamos atuar para que os catadores de recicláveis sejam protagonistas dentro do Plano de Resíduos que vamos votar", afirmou Araújo.

Sobre a proposta enviada pelo Poder Executivo, Araújo ressaltou alguns dispositivos que promovem à reciclagem em todo o estado - como a criação de uma plataforma on-line, chamada de Contabilizando Resíduos, que reunirá informações sobre a logística reserva e dados de todos os municípios sobre geração, reciclagem e destinação por tipo de resíduo, além da vinculação da logística reversa ao licenciamento ambiental de atividades geradoras de resíduos.

"É uma novidade importante essa vinculação, pois quem fabrica e coloca o resíduo no ambiente, é o principal responsável por dar um destino correto a esse resíduo. Nada melhor do que já garantir essa obrigatoriedade antes das atividades começarem a operar. Obviamente, essa medida, aliada a outras, fomentar ainda mais a reciclagem em nosso estado", completou Araújo.

ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.