Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Governo do Paraná comemora 50 anos de amizade e intercâmbio com a Província de Hyogo, no Japão, no ano que vem. Para dar início às celebrações e estreitar ainda mais os laços com os japoneses, o governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu na quarta-feira (26), no Palácio Iguaçu, uma comissão de representantes do país – Curitiba é a única cidade do mundo fora do Japão a ter um escritório do Governo de Hyogo.

Nobuyuki Nagata, diretor-presidente da representação no Estado, reforçou o sucesso da parceria e demonstrou interesse em aumentar o vínculo, com a ampliação de investimentos por parte dos japoneses.

O Paraná conta atualmente com três importantes indústrias cuja matriz funciona em Hyogo: a Harima Kasei, líder mundial em resina sintética para tintas de impressão, em Ponta Grossa; a Sysmex, especializada em equipamentos, reagentes e softwares para exames laboratoriais, em São José dos Pinhais; e a Sumitomo Rubber, fabricante de pneus, na Fazenda Rio Grande.

“É uma relação comercial e de amizade, que já trouxe muitos frutos para o Paraná. A ideia é fortalecer essa união para que outras empresas de Hyogo se instalem aqui”, disse o governador.

Ele recebeu uma carta do governador da Província de Hyogo, Toshizo Ido, com um convite para visitar o Japão em 2020, durante as comemorações do cinquentenário de amizade. “Estou convencido de que as nossas atividades comerciais no Brasil vão continuar crescendo, por isso a cooperação com o Estado do Paraná é muito apreciada”, escreveu ele.

“O Japão é um país fora da curva, que está muito anos à frente. O Governador de Hyogo também vem para o Brasil. Vamos fazer essa troca de gentilezas e ao mesmo tempo criar uma relação comnercial ainda mais forte para atrair investimentos”, afirmou Ratinho Junior.

Destaque

A Província de Hyogo se destaca também por ser líder mundial na fabricação de equipamentos eletrônicos para navios cargueiro e pesqueiro; pela prdoução de anzóis para pesca; fios metalizados especiais; rolos motorizados; e na indústria de transformação. “O Japão está ávido para investir no Brasil e no Paraná em especial”, afirmou o deputado estadual Coronel Lee, que acompanhou a delegação japonesa na visita.

Cidades irmãs

Além do escritório de Hyogo em Curitiba, cidades japonesas mantêm relação de amizade e cooperação com outros municípios paranaenses. Kakogawa e Maringá; Nishinomiya e Londrina; Himeji e Curitiba; e Awaji com Paranaguá.

Presença

Participou também do encontro o diretor-presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Eduardo Bekin. Por determinação do governador Ratinho Junior, a agência será a interlocutora entre o Executivo paranaense e o Governo de Hyogo.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.