Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu ontem (4), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador da província argentina de Tucumán, Juan Luis Manzur, que é também presidente da Zicosur (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul). As ações para o fortalecimento da região foram um dos principais temas do encontro.

Ratinho Junior falou sobre o projeto de implantação do corredor bioceânico, entre o Porto de Paranaguá e o Porto de Antofagasta, no Chile. A ligação de 2,5 mil quilômetros deverá integrar quatro países e facilitar as exportações do Cone Sul para os países asiáticos pelo Oceano Pacífico. “O mais difícil neste projeto é construir a burocracia. Gostaria de envolvê-lo nesta pauta, junto ao governo federal da Argentina”, disse ele.

Juan Manzur destacou o perfil do governador do Paraná para assumir um papel de liderança na Zicosur. “Hoje somos em 70 estados de sete países e queremos intensificar cada vez mais a integração. Conhecemos sua missão como governador do Paraná. Sabemos que quer a integração e tem muito potencial para cumprir um projeto importante”, afirmou Mansur. Integram a Zicosur estados do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Peru. O Paraná está integrado desde dezembro de 2017.

OEA

Também foi tema do encontro o convênio de cooperação que a Zicosur deverá firmar com a Organização dos Estados Americanos (OEA), para estreitar relacionamento comercial e em outras áreas como educação, política, questões sanitárias. “O acordo será formalizado em setembro, em Washington e o governador do Paraná está convidado a participar”, disse Manzur.

Presenças

Participaram do encontro o chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Guto Silva; o secretário do Conselho de Desenvolvimento do Sul (Codesul), Wilson Quinteiro; o secretário de Relações Internacionais de Tucumán e secretário da Zicosur, Jorge Neme. Também acompanharam a reunião o subsecretário da Zicosur, Luis Mariano Fernades e o assessor do Codesul, Cacibo Buffara.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.