Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador do Paraná foi recebido pelo diretor-geral brasileiro, Anatalicio Risden Junior, no estande da Itaipu no Show Rural Coopavel, em Cascavel.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior reforçou a importância da Itaipu Binacional no desenvolvimento do Brasil e do Paraguai e, em especial, do estado do Paraná. Ratinho visitou o estande da empresa no 35º Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), na quarta-feira (8). Ele foi recebido pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Anatalicio Risden Junior.

“Além da sua missão de produzir energia para o Brasil e o Paraguai, Itaipu tem buscado cada vez mais uma participação ativa no desenvolvimento econômico e social de nosso estado”, afirmou Ratinho. “Temos obras históricas acontecendo, projetos ambientais importantíssimos. É um orgulho muito grande para nós termos essa grande hidrelétrica, umas das maiores geradoras de energia do mundo e uma empresa com responsabilidade com o local onde está”, concluiu.

Ao lado de Risden, o diretor técnico executivo, David Krug, acompanhou a visita do governador ao estande. O ex-diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e outras autoridades também estiveram no local e participaram do encontro com o governador.

“Para mim, é um privilégio encontrar o Samek aqui, porque mostra a importância da continuidade. Um trabalho que começou lá atrás e continua até hoje. A Itaipu é um projeto binacional, um sucesso na relação entre dois países que convivem como irmãos há quase 50 anos”, afirmou o diretor. “Passar aqui no estande e ver as ações da Itaipu e como o público reconhece isso é motivo de profunda satisfação”, comentou Samek.

Risden teve uma longa agenda durante a quarta-feira, prestigiando as atividades da Itaipu no Show Rural Coopavel. Ele visitou a Vitrine Agroecológica, um enorme canteiro com mudas nativas da região, onde a empresa expõe as técnicas em agroecologia junto com outras 11 entidades. O diretor também passou pelo estande do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e visitou a Ciência na Esfera, iniciativa da Itaipu montada no pavilhão “Show Rural Digital”.

Itaipu no Show Rural

Na quarta-feira (8), Márcio Bortolini, assistente do diretor de Coordenação da Itaipu, Luiz Felipe Carbonell, e o chefe da Assessoria de Comunicação Social da empresa, Flávio Miranda, participaram de um encontro com jornalistas do setor agropecuário no estande. Foi a oportunidade de mostrar diversas ações da margem brasileira da binacional na área da influência, que garantem o desenvolvimento sustentável da região e a segurança hídrica do reservatório.

Segundo Bortolini, em 20 anos – de 2003 a 2023 –, a empresa investiu R$ 223 milhões em uma série de iniciativas na região. Entre elas, a construção de cisternas e abastecedores comunitários; a adequação de estradas com cascalhamento, calçamento poliédrico e pavimentação asfáltica; a construção de unidades de reciclagem de dejetos de animais e de resíduos urbanos; e a proteção de nascentes e conservação do solo.

“O objetivo é garantir a qualidade e a quantidade de água no reservatório. A qualidade, ao evitar que dejetos cheguem à água, e a quantidade, ao não permitir o assoreamento, aumentando a vida útil do reservatório. Essas ações garantem que Itaipu continue produzindo energia sustentável”, afirmou Bortolini.

Ao longo da semana, a Itaipu Binacional divulga seu trabalho nas áreas social, ambiental, desenvolvimento regional e produção de energia, no Show Rural Coopavel. O estande institucional de 342 metros quadrados traz uma exposição do Ecomuseu, mostrando o passado da região. Na Vitrine Agroecológica, os técnicos da empresa mostram a tecnologia das plantas alimentícias não alimentares (PANCs) e das plantas medicinais.

O estande da Itaipu fica na Rua 10, próximo à Avenida Show Rural. O evento tem entrada gratuita e pode ser visitado até esta sexta-feira (10). O acesso é pela BR 277 – KM 577, em Cascavel. O horário de horário é das 8h às 18h.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.