Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A revista científica do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) chegou à marca de 4.500 artigos publicados e mais uma vez tem seu destaque reconhecido na comunidade científica. Com 75 anos de veiculação, o periódico intitulado Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT) está entre as publicações brasileiras que tem a visibilidade auditada pelo Journal of Citation Report (JCR), da Clarivate Analytics.

A empresa seleciona os periódicos mais expressivos em determinadas áreas do conhecimento, em todo o mundo.

De acordo com a mais recente divulgação do JCR, o periódico BABT teve seu Fator de Impacto elevado de 0,579 (em 2019) para 0,797 (2020) no ranking das revistas científicas internacionais da Clarivate Analytics. Considerado o principal indicador de qualidade de uma publicação científica, o Fator de Impacto é a métrica que identifica a frequência média com que o artigo de determinado periódico é citado.

Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, a credibilidade conquistada pelo BABT junto à comunidade científica se deve à criteriosa seleção na divulgação de pesquisas de alto nível. Ele também atribui o avanço às boas práticas editoriais adotadas ao longo do tempo, bem como às melhorias constantemente implementadas pelos atuais editores.

“O aumento no Fator de Impacto demonstra que a qualidade dos artigos publicados na revista científica do Tecpar tem crescido a cada ano, fazendo com que sejam cada vez mais citados. Esse reconhecimento reforça o protagonismo do Tecpar na produção científica, nacional e internacional, e também na difusão deste conhecimento”, afirma Callado.

Os trabalhos são selecionados e avaliados pelo corpo editorial da revista, composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros com credibilidade e reconhecimento da comunidade científica. A maioria é de pesquisadores de universidades estaduais e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), reforçando a parceria do Tecpar com instituições de pesquisa do Estado.

Desde 2001, a publicação está disponível em formato eletrônico na biblioteca digital aberta Scientific Electronic Library Online (SciELO). Por ano, o periódico recebe a média de 800 artigos, dos quais são publicados cerca de 15%.  Só no ano passado foram publicados 127 trabalhos científicos, além de uma edição especial Agronomy/Soil Science com 15 artigos.

Produção Científica

Para celebrar os 75 anos do BABT o Tecpar vai publicar, em outubro, uma edição comemorativa com 32 artigos de pesquisadores do instituto e de instituições de ensino superior paranaenses.

Uma das pesquisas selecionadas é do professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Luís Paulo Gomes Mascarenhas. O estudo analisou a eficácia das nanopartículas de triptofano no comportamento motor e cognitivo em um modelo experimental da doença de Alzheimer.

Considerada a doença neurodegenerativa mais comum, o Alzheimer tem manifestações como a diminuição da produção e ativação de alguns neurotransmissores, como a serotonina. Derivada do triptofano, a serotonina está relacionada ao humor e bem-estar.

A pesquisa concluiu que o uso de nanopartículas é um tratamento eficaz contra as alterações do comportamento motor e cognitivo causadas pelo Alzheimer, pois diminui a ansiedade e melhora o comportamento motor. “Isso nos leva a crer na possibilidade futura de utilizar essa para tecnologia desenvolver um medicamento que possa reduzir ou desacelerar a velocidade da doença de Alzheimer”, diz Mascarenhas. 

O professor afirma que para o pesquisador local é importante que o BABT seja do Paraná, porque ele pode ter acesso rápido ao que há de mais novo em pesquisas. Ao mesmo tempo, segundo ele, a revista é uma vitrine das pesquisas paranaenses para o mundo todo.

Avanço

Desde 1946 o periódico BABT divulga artigos originais de pesquisa e revisões, contribuindo para o avanço da ciência, tecnologia e inovação. Recentemente, o Tecpar implantou um importante ajuste no foco temático da revista, que continua voltado para seis grandes áreas: agronomia, biologia aplicada, saúde humana e animal, ciência de alimentos, engenharia ambiental e engenharias diversas. No entanto, agora os artigos submetidos devem conter uma aplicação prática, voltada à tecnologia.

Asimp/Tecpar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.