Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa assinou ontem (02), no Palácio Iguaçu, protocolo de intenções com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão do Ministério das Relações Exteriores, com o objetivo de aperfeiçoar as parcerias e intercâmbios internacionais com o Paraná. O documento foi assinado também pelo embaixador e diretor da ABC, João Almino, e pelo secretário de Estado para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns.

Atualmente, o Paraná tem acordos de cooperação com 27 países, nas áreas da economia, educação, agricultura, cultura, ciência e tecnologia. “É uma importante iniciativa para identificar possíveis parcerias internacionais e mostrar aos países que o Paraná passa por um novo momento de diálogo, segurança jurídica e bons programas”, afirmou Richa.

O diretor da ABC explica que esse protocolo é o primeiro documento assinado pela agência com um estado brasileiro. “Temos mais de 30 anos de experiência nessa área e podemos contribuir muito com os projetos internacionais do Paraná, um estado desenvolvido que tem muito a mostrar”, afirmou João Almino. Ele elogiou o trabalho internacional realizado no estado.

Formação

Entre os projetos feitos em cooperação com a ABC está o 1º Curso de Formação em Parcerias Internacionais. Serão duas partes: entre os dias 15 e 17 de agosto acontece a formação conceitual e, em outubro, a parte prática. “É uma parceira importante para dar destaque internacional ao Paraná. É fundamental essa cooperação para intercâmbios e parcerias com outros países”, afirmou o secretário Flávio Arns.

Ele explicou que o curso busca capacitar os gestores da área internacional a pensar estrategicamente sobre a cooperação e fluxos de trabalho que otimizem a gestão dos projetos internacionais, padronizar as informações sobre legislação e características técnicas das parcerias internacionais e elaborar um Manual de Normas e Operativo desta área.

Arns explica que os cursos de capacitação serão direcionados aos Pontos Focais, representantes de cada Secretaria e órgão de governo que participam das reuniões e levam os assuntos referentes à sua área para serem discutidos com o grupo. “É um grupo de 50 pessoas do Executivo que vão aprofundar em temas internacionais, como a elaboração de projetos de parcerias”, afirmou.

O curso, promovido pela Escola de Gestão do Governo do Paraná, é voltado para gestores e técnicos das Secretarias para Assuntos Estratégicos, do Planejamento e Coordenação Geral, Cerimonial e Relações Internacionais e pontos focais das demais secretarias, empresas e órgãos do Estado.

A Secretaria para Assuntos Estratégicos também irá promover, no final do ano, um seminário com a presença do ministro das Relações Internacionais, José Serra. No evento, serão apresentados casos de sucesso e os avanços do Paraná na área internacional.

Novo Site

Na reunião, Arns apresentou o novo site da Secretaria – www.seae.pr.gov.br - todas as apresentações das secretarias e empresas do governo, os acordos de cooperação por país, os relatórios de viagens internacionais e de missões estrangeiras, os vídeos institucionais do Paraná e dos parceiros, as oportunidades de bolsas de estudo e intercâmbios e outras informações importantes relativas a esta área.

Na página, estão registrados todos os acordos de cooperação internacionais, relatórios e vídeos institucionais produzidos por outros países parceiros. É o caso de um termo de cooperação recente entre o estado do Paraná e a província chinesa de Zhejiang assinado pelo governador Beto Richa e o vice-governador chinês Liao Guoxun.

Além disso, o site possui informações fornecidas pelas embaixadas com ofertas de bolsas de estudo e intercâmbios. Foi demonstrado o novo relatório de viagens internacionais já disponível na Central de Viagem, o que propiciará o acompanhamento dos resultados das parcerias estrangeiras.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.