Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa recebeu ontem (22), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o embaixador da Federação da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, e discutiu o estreitamento das relações comerciais do Paraná com o país europeu. Desde o início do governo, em 2011, Richa tem trabalhado para o fortalecimento comercial com a Rússia e fez duas missões internacionais ao País, em 2013 e 2015.

Entre 2014 e 2015, os negócios entre o Paraná e a Rússia somaram R$ 6,4 bilhões, o que deve se intensificar neste ano. “Em nossas visitas à Rússia, apresentamos os interesses do Paraná. Muitas de nossas reivindicações foram acolhidas e interesses mútuos estão sendo encaminhados para que possamos estreitar nossas relações comerciais”, explicou o governador.

Richa destacou que o Paraná vive hoje um momento diferenciado no cenário nacional e assumiu, no ano passado, a inédita posição de quarta maior economia do Brasil. “Nosso trabalho hoje é para abrir novas fronteiras ao Paraná, que de acordo com o Financial Times, é o Estado com a melhor estratégia de atração de investimentos da América do Sul”, afirmou o governador.

Um dos resultados das missões internacionais foi o retorno da exportação da carne paranaense à Rússia em 2014, depois de nove anos de embargo. “Hoje temos dois frigoríficos exportando carne para a Rússia, que é um importante mercado internacional. Outros frigoríficos estão em fase de habilitação para iniciar as exportações”, explicou Richa.

Negócios

Em 2014 e 2015, os negócios entre o Paraná e a Rússia somaram R$ 6,4 bilhões, o que deve se intensificar neste ano. As exportações do Estado para a Rússia se concentram em alimentos e produtos agrícolas. A Rússia, por sua vez, vende produtos químicos para o Paraná.

Em sua última missão ao país europeu, Richa tratou da exportação de gás natural russo, por meio da empresa Gazprom, que é a maior empresa da Rússia e a maior exportadora de gás natural do mundo. Também foi fechada parceria para a instalação de uma fábrica de peças de aviões e um centro de operações da empresa aérea russa Irkut em Maringá, no Noroeste do Estado, para atender o Brasil e a América Latina.

Para o embaixador russo, a tendência é intensificar essa parceria, principalmente com a instalação, nesta segunda-feira, do Consulado Honorário da Rússia em Curitiba e da Câmara de Comércio e Indústria Paraná-Rússia. “Vemos com otimismo todos esses contatos que estamos fazendo. Esses acontecimentos vão dar mais oportunidade de ampliar os negócios entre os nossos países, em especial com o Estado do Paraná”, afirmou Akopov.

“É o caminho certo para abrir cada vez mais os nossos mercados, criar novas possibilidades e novos projetos. Pretendemos passar de um simples comércio a uma cooperação mais profunda, que levaria a formação de uma aliança tecnológica entre o Brasil e a Rússia”, ressaltou o embaixador.

Consulado da Rússia em Curitiba vai fortalecer parcerias com o Paraná

Também ontem (22), o embaixador da Federação Russa no Brasil, Sergey Akopov, entregou, em cerimônia no Palácio Iguaçu, as credenciais para o primeiro cônsul-honorário da Rússia em Curitiba, Acef Said, atual presidente do Instituto Tecnológico e Ambiental do Paraná (Itapar).

“Com a instalação deste consulado honorário, temos a certeza de que todos interesses comuns entre o Paraná e Rússia terão um encaminhamento mais célere e vai abrir novos horizontes dos produtos do Estado do Paraná”, afirmou o governador Beto Richa.

A instalação do consulado na capital paranaense vai ajudar no fortalecimento das relações comerciais e institucionais do Estado com aquele país. Também será instalada em Curitiba a Câmara de Comércio e Indústria Paraná-Rússia. A oficialização da câmara acontece na noite desta segunda-feira, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

“O Paraná é um grande parceiro da Federação Russa. A instalação do consulado e da câmara de comércio objetiva, principalmente, incrementar essas relações, não só as comerciais como também cultural, na área científica e em projetos e parcerias tecnológicas”, explicou o cônsul-honorário.

Presenças

Participaram da solenidade o secretário especial para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns; os presidentes da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Netto; da Copel, Luiz Fernando Leone Vianna; da Compagas, Fernando Ghignone; da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel; da Comec, Omar Akel; o cônsul da Federação Russa em São Paulo, Yuriy Mozgovoy; o presidente do Corpo Consular do Paraná, Thomas Amaral Neves; o deputado federal Luiz Carlos Hauly e os deputados estaduais Reinhold Stephanes e Guto Silva.

AEN

#JornalUnião

Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.